Reduz taxa de mortalidade neonatal na Cidade de Maputo

 

Nos últimos 5 anos, a mortalidade neonatal registou uma redução impactante na Cidade de Maputo, onde durante o Iº semestre de 2023, alcançou a meta definida pelo país que é de 19.3. Aliás, segundo os dados apresentados na manhã desta Terça-feira05 de Setembro, durante a XVª Sessão Ordinária do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo, em 2019 a Cidade capital estava com uma taxa de mortalidade neonatal de 27.5 e actualmente está com 17.5. A Médica Chefe da Cidade de Maputo, Vanda Zita disse que, olhando para os indicadores a capital do país ultrapassou positivamente a meta de 19.3 para 17.5, isto significa que as mortes neonatais são mais reduzidas na urbe.

Registamos grandes avanços no que diz respeito à redução de mortes neonatais, por isso o balanço do I° semestre deste ano, afigura-se positivo. Contribuíram para esses resultados a aquisição de dois aquecedores no Hospital Geral de Mavalane, 11 bombas de infusão, formação de 35 provedores no método de mãe canguru, entre outros.

Para além da redução das mortes neonatais, há igualmente um sinal positivo nas mortes maternas, todavia, a Médica Chefe reconheceu ser necessário muito trabalho ainda para o alcance das metas na redução das mortes maternas.

Ainda na XVª Sessão do Órgão, foi apresentado o balanço do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de Maputo (CONSAN-CM), um órgão multissectorial (Governo, Sociedade Civil, Sector privado e Academia) de consulta, para a coordenação das acções que visam garantir a Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de Maputo.

Dados do balanço revelam que, desde a criação do órgão em 2022, a Cidade de Maputo concedeu reabilitação nutricional para cerca de 479 crianças em situação de desnutrição aguda, o que representa uma taxa de cura de 88.5% até o Iº semestre deste ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos