Jovens e adultos devem apostar na alfabetização” – Vicente Joaquim

 



O Secretário de Estado na Cidade de Maputo desafia a Juventude a apostar na alfabetização como forma de inserção social para responder aos desafios do quotidiano. Vicente Joaquim fez este pronunciamento na manhã desta Sexta-feira, 08 de Setembro, em Maputo, no decurso das comemorações do Dia Internacional de Alfabetização e Educação de Adultos, onde afirmou que a alfabetização de Jovens e Adultos vai contribuir significativamente no desenvolvimento do país.

A alfabetização de Jovens e Adultos pode mudar significativamente o rumo de um país, isto é, quanto maior for o acesso do indivíduo a tudo que a leitura oferece, maiores serão as possibilidades de conquistar mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho e maior será a capacidade de recepção rápida da difusão e resposta de mensagens apelativas sobre fenómenos naturais ou sobre casos de eclosão de doenças rapidamente transmissíveis e preveníveis, o que proporcionará melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos” - disse Vicente Joaquim.

Por seu turno a representante dos Alfabetizandos, Jossefina Machaieie agradeceu pelos esforços que o Governo têm empreendido na luta contra o analfabetismo, disponibilizando condições para o processo de ensino e aprendizagem e apelou a todos que ainda não estão inscritos para aproximarem aos centros de alfabetização, pois nunca é tarde para aprender.

Até o Iº semestre do presente ano, na Cidade de Maputo foram inscritos 2.764 alfabetizandos, dos quais 1.964 Mulheres e 800 são Homens, facto que revela maior participação do género feminino nos programas de alfabetização.

Refira-se que segundo o Relatório de Inquérito sobre Orçamento Familiar de 2019/20, a Cidade de Maputo registou uma redução significativa nos indicadores de analfabetismo, de 6.7% para 6.4% e tem a taxa mais baixa do país.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos