Jovens e adultos devem apostar na alfabetização” – Vicente Joaquim

 



O Secretário de Estado na Cidade de Maputo desafia a Juventude a apostar na alfabetização como forma de inserção social para responder aos desafios do quotidiano. Vicente Joaquim fez este pronunciamento na manhã desta Sexta-feira, 08 de Setembro, em Maputo, no decurso das comemorações do Dia Internacional de Alfabetização e Educação de Adultos, onde afirmou que a alfabetização de Jovens e Adultos vai contribuir significativamente no desenvolvimento do país.

A alfabetização de Jovens e Adultos pode mudar significativamente o rumo de um país, isto é, quanto maior for o acesso do indivíduo a tudo que a leitura oferece, maiores serão as possibilidades de conquistar mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho e maior será a capacidade de recepção rápida da difusão e resposta de mensagens apelativas sobre fenómenos naturais ou sobre casos de eclosão de doenças rapidamente transmissíveis e preveníveis, o que proporcionará melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos” - disse Vicente Joaquim.

Por seu turno a representante dos Alfabetizandos, Jossefina Machaieie agradeceu pelos esforços que o Governo têm empreendido na luta contra o analfabetismo, disponibilizando condições para o processo de ensino e aprendizagem e apelou a todos que ainda não estão inscritos para aproximarem aos centros de alfabetização, pois nunca é tarde para aprender.

Até o Iº semestre do presente ano, na Cidade de Maputo foram inscritos 2.764 alfabetizandos, dos quais 1.964 Mulheres e 800 são Homens, facto que revela maior participação do género feminino nos programas de alfabetização.

Refira-se que segundo o Relatório de Inquérito sobre Orçamento Familiar de 2019/20, a Cidade de Maputo registou uma redução significativa nos indicadores de analfabetismo, de 6.7% para 6.4% e tem a taxa mais baixa do país.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM