Moçambique e Cabo-Verde assinam memorando de entendimento

 

A Ministra do Trabalho e Segurança Social de Moçambique, Margarida Adamugi Talapa  e o  Ministro do Estado, da família, inclusão e desenvolvimento social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire de Andrade, assinaram tarde de hoje, dia 04 de Setembro corrente,  um Memorando de Entendimento (MdE) que visa o reforço da Cooperação Técnica entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República de Cabo-Verde, no domínio da Segurança Social, podendo ser alargado para outros sectores de interesse mútuo. 

O acto teve lugar na sede do Ministério do Trabalho e Segurança Social e contou com a presença dos parceiros sociais, nomeadamente empregadores e trabalhadores e as delegações dos dois países que testemunharam a cerimónia.

Falando na ocasião,  a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa,  sublinhou que O instrumento que concretiza um dos objectivos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa  (CPLP,)  que é “o incentivo da cooperação económica, social, cultural, jurídica e técnico-científica entre os Estados membros, promovendo, deste modo, os laços de amizade”.

De acordo com a governante,  a mobilidade dos cidadãos da CPLP, fruto dos laços que datam há séculos e que ganharam uma nova dinâmica com o crescimento, nos últimos anos, da dimensão da cooperação económica, financeira e empresarial, facto que vem sendo galvanizado pela assinatura, em 2021, do Acordo de Mobilidade na Comunidade,  cria condições para garantir a protecção laboral dos dois países, independentemente do local de fixação do seu domicílio.

Acreditamos que com a troca de experiência, boas práticas, a capacitação dos nossos quadros e o diálogo permanente sobre as matérias laborais entre os nossos países é a abordagem correcta que, como governos, sob as lideranças dos nossos Chefes de Estado, devemos adoptar tendo em conta o processo de consolidação da nossa Comunidade” - disse.

Talapa reitero que o Memorando de Entendimento compromete os dois países a  trabalhar de mãos dadas para o alcance  do  objectivo em  comum, que é contribuir para a promoção do trabalho cada vez mais digno para os nossos concidadãos.

Por seu turno o Ministro Cabo Verdiano, Fernando Elísio Freire de Andrade, mostrou a sua satisfação pela assinatura do instrumento e espera que os dois países possam partilhar suas experiências na área da Segurança Social.

O nosso sistema é solido e robusto. Conseguimos provar isso a quando da pandemia da Covid-19, mas também esperamos apresnder muito da experiência de Moçambique nesta área.  O nosso objectivo é promover o trabalho digno para os nossos cidadãos. Queremos moçambicanos a trabalhar em Cabo-Verde e vice-versa” - disse.

Refira-se que O Ministro do Estado, da família, inclusão e desenvolvimento social de Cabo Verde está iniciou uma visita de trabalho de cinco dias  à Moçambique e poderá visitar alguns sectores do Trabalho e Segurança Social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM