Presidente da República alerta para efeitos do fenómeno 'El Ninõ' no país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou esta quarta-feira, dia 27 de Setembro de 2023, à preparação da população e das entidades para os previvíeis efeitos do fenómeno 'El Ninõ' no país nos próximos meses, com previsões de chuvas acima do normal e focos de seca.

Filipe Nyusi avançou que as previsões actuais indicam que o país vai voltar a registar o fenómeno 'El Ninõ', que pode trazer chuvas normais com tendência para acima do normal no centro e norte do país, e chuvas normais com tendência para abaixo do normal, que podem originar alguns focos de seca, na região sul.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.

O período chuvoso de 2018/ 2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: setessentas e catorze (714) pessoas morreram, incluindo seissentas e quarenta e oito (648) vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o país.

Já no primeiro trimestre deste ano, as chuvas intensas e a passagem do ciclone Freddy provocaram trezentos e seis (306) mortes, afectaram no país mais de 1,3 milhões de pessoas, destruíram duzentas e trinta e seis mil (236.000) casas e três mil e duzentas (3.200) salas de aula, segundo dados oficiais do Governo. (RM)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos