Presidente da República alerta para efeitos do fenómeno 'El Ninõ' no país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou esta quarta-feira, dia 27 de Setembro de 2023, à preparação da população e das entidades para os previvíeis efeitos do fenómeno 'El Ninõ' no país nos próximos meses, com previsões de chuvas acima do normal e focos de seca.

Filipe Nyusi avançou que as previsões actuais indicam que o país vai voltar a registar o fenómeno 'El Ninõ', que pode trazer chuvas normais com tendência para acima do normal no centro e norte do país, e chuvas normais com tendência para abaixo do normal, que podem originar alguns focos de seca, na região sul.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.

O período chuvoso de 2018/ 2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: setessentas e catorze (714) pessoas morreram, incluindo seissentas e quarenta e oito (648) vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o país.

Já no primeiro trimestre deste ano, as chuvas intensas e a passagem do ciclone Freddy provocaram trezentos e seis (306) mortes, afectaram no país mais de 1,3 milhões de pessoas, destruíram duzentas e trinta e seis mil (236.000) casas e três mil e duzentas (3.200) salas de aula, segundo dados oficiais do Governo. (RM)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Município de Maputo procede à limpeza e desobstrução de coletores entre as Avenidas Frédéric Engels e Marginal

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos