Auscultação sobre revisão da política nacional de terras

Está a decorrer desde o passado dia 10 de Dezembro de 2020 até finais de Fevereiro de 2021, em todo o território nacional, acções de treinamento de formadores e supervisores provinciais em matérias de procedimentos sobre a Auscultação Pública, no âmbito de Revisão da Política Nacional de Terras.
O processo de auscultação pública foi lançado a 16 de Julho último, no município da Matola, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e deverá decorrer ao nível das comunidades rurais e urbanas de todos os distritos, vilas e cidades do país.
Terminado o treinamento de formadores provinciais, estarão criadas as condições para estes capacitarem os Agentes de Auscultação Pública, processo que em alguns distritos já decorre, sobre procedimentos a serem observados nas sessões de auscultação de cidadãos junto das povoações e bairros urbanos.
As acções coordenadas pela Comissão de Revisão da Política Nacional de Terras foram descentralizadas a Organizações da Sociedade Civil, lideradas em cada província pelas respectivas plataformas ou fóruns provinciais ou uma Organização- Não- Governamental provincial líder, que disponibilizam seus activistas, meios e recursos materiais e até financeiros como contributo ao processo.
No mesmo contexto, para as cidades de Maputo e Matola e províncias de Maputo, Gaza e Inhambane estão envolvidos estudantes e docentes da Universidade Pedagógica de Maputo (UP– Maputo) e da Universidade Save (UniSave).
Estão, assim, envolvidas mais de cinquenta (50) organizações/instituições parceiras locais, mais de 800 agentes que auscultarão mais de 5 mil comunidades locais rurais e urbanas (bairros) e previstas mais de 8 mil entrevistas individuais.
A modalidade de auscultação irá variar consoante os grupos-alvo, sendo que para os grandes povoados ou regulados e os bairros urbanos serão realizadas reuniões, enquanto que os cidadãos individualmente considerados serão auscultados em forma de entrevistas.
Assim que o processo de auscultação pública na base terminar, seguir-se-á a fase de sistematização, processamento e divulgação de resultados, que servirão de base para uma segunda ronda de auscultação. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha