Lançado o Plano de Contingência da época chuvosa e ciclónica 2020-21

 

O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, procedeu no dia 10 de Dezembro, ao lançamento do Plano Municipal de Contingência da época chuvosa e ciclónica 2020/21, cujo objectivo é definir mecanismos e medidas a serem adoptadas para reduzir os riscos de desastres.
Na ocasião, Eneas Comiche disse que no plano são indicadas as actividades de prevenção, mitigação, resposta e recuperação dos danos provocados por calamidades, e constam também as necessidades e respectivo orçamento.
Comiche explicou ainda que “ o plano de mitigação dos efeitos nefastos das chuvas e ciclones da cidade de Maputo apresenta três cenários de impacto sócio-económico da época de intempéries que se avizinha. O primeiro, antevê que sejam afectados 13.050, no segundo o número de afectados soube para 25.771 e no terceiro a cifra de munícipes a serem atingidos atinge a fasquia de 31.869.”
De referir que a edilidade poderá abrir pelo menos sete centros de acomodação, um por distrito municipal. E já desencadeou um conjunto de acções de respostas em três momentos, antes, durante e após ocorrência dos fenómenos calamitosos, desde campanhas de divulgação das medidas de prevenção e mitigação de eventos extremos na perspectiva da COVID-19; revitalização dos Comités de Gestão de Risco nas comunidades e capacitação dos pontos focais dos distritos.
Entre os meses de Outubro e Março há maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência de acima do normal, dai que a edilidade desenhou o plano para minimizar o impacto dos danos causados pelas calamidades naturais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM