SADC marca encontro para abordar sobre a segurança em Moçambique

 

OS chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão reunir-se em cimeira extraordinária em Janeiro para abordar a situação da segurança em Moçambique.
A decisão foi tomada ontem em Maputo, na Cimeira de Consulta de Alto Nível da comunidade regional, convocada pelo Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi, para debater a situação política, económica, social e de segurança na região e em cada um dos Estados-membros.
Moçambique está a sofrer ataques terroristas desde 2017, concretamente os distritos a norte da província de Cabo Delgado, e ataques armados pela autoproclamada Junta Militar da Renamo em Sofala e Manica.
“No encontro decidiu-se pela realização de uma Cimeira Extraordinária da SADC em Janeiro de 2021 para abordar a situação da segurança em Moçambique”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dhlovo.
Falando momentos após o término da Cimeira de Consulta de Alto Nível, a chefe da diplomacia moçambicana afirmou que o encontro deliberou pela cooperação económica regional, com destaque para a dinamização dos corredores de desenvolvimento, nomeadamente de Nacala, Beira e Maputo, bem como a concretização do projecto do Porto de Techobanine.
Abordou também as formas de coordenação regional para fazer face à pandemia da Covid-19, tendo acordado pela convocação de uma cimeira regional a ter lugar na África do Sul para acordar uma estratégia regional para aquisição e distribuição de vacinas.
Apelou aacções de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, com destaque para a concretização por Moçambique do Centro de Operações Humanitárias e Emergências da SADC, em Nacala.
Segundo Verónica Macamo Dhlovo, a reuniãodeterminou a realização da Cimeira dos Chefes do Estado e de Governo da SADC, bem como do Fórum de Negócios da organização em Março de 2021, na capital moçambicana.
“Os participantes enalteceram o Presidente da República por convocar a Cimeira de Alto Nível e manifestaram total solidariedade e apoio a Moçambique face aos desafios actuais”, referiu a ministra.
A reunião contou com a presença dos presidentes da África do Sul e em exercício da União Africana, Cyril Ramaphosa;do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa;e do Botswana, Mokgweetsi Masisi, que presidente igualmente a Troika da SADC para a Política, Defesa e Segurança. Também participaram no encontroo vice-presidente da Tanzania, Samia Suluhu Hassan,e a secretária executiva da SADC, Stergomena Tax.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM