SADC marca encontro para abordar sobre a segurança em Moçambique

 

OS chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão reunir-se em cimeira extraordinária em Janeiro para abordar a situação da segurança em Moçambique.
A decisão foi tomada ontem em Maputo, na Cimeira de Consulta de Alto Nível da comunidade regional, convocada pelo Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi, para debater a situação política, económica, social e de segurança na região e em cada um dos Estados-membros.
Moçambique está a sofrer ataques terroristas desde 2017, concretamente os distritos a norte da província de Cabo Delgado, e ataques armados pela autoproclamada Junta Militar da Renamo em Sofala e Manica.
“No encontro decidiu-se pela realização de uma Cimeira Extraordinária da SADC em Janeiro de 2021 para abordar a situação da segurança em Moçambique”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dhlovo.
Falando momentos após o término da Cimeira de Consulta de Alto Nível, a chefe da diplomacia moçambicana afirmou que o encontro deliberou pela cooperação económica regional, com destaque para a dinamização dos corredores de desenvolvimento, nomeadamente de Nacala, Beira e Maputo, bem como a concretização do projecto do Porto de Techobanine.
Abordou também as formas de coordenação regional para fazer face à pandemia da Covid-19, tendo acordado pela convocação de uma cimeira regional a ter lugar na África do Sul para acordar uma estratégia regional para aquisição e distribuição de vacinas.
Apelou aacções de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, com destaque para a concretização por Moçambique do Centro de Operações Humanitárias e Emergências da SADC, em Nacala.
Segundo Verónica Macamo Dhlovo, a reuniãodeterminou a realização da Cimeira dos Chefes do Estado e de Governo da SADC, bem como do Fórum de Negócios da organização em Março de 2021, na capital moçambicana.
“Os participantes enalteceram o Presidente da República por convocar a Cimeira de Alto Nível e manifestaram total solidariedade e apoio a Moçambique face aos desafios actuais”, referiu a ministra.
A reunião contou com a presença dos presidentes da África do Sul e em exercício da União Africana, Cyril Ramaphosa;do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa;e do Botswana, Mokgweetsi Masisi, que presidente igualmente a Troika da SADC para a Política, Defesa e Segurança. Também participaram no encontroo vice-presidente da Tanzania, Samia Suluhu Hassan,e a secretária executiva da SADC, Stergomena Tax.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha