Filipe Nyusi pede apoio para o Conselho de Segurança da ONU

 

O pedido foi feito na entrega de cartas credenciais ao Chefe de Estado pelos novos embaixadores daqueles países do continente americano, ocorrida na Sexta-feira, 04 de Março.

Na ocasião, o estadista moçambicano reconheceu o apoio que os Estados Unidos têm dado na assistência humanitária, reforço da capacidade de Defesa e Segurança e na reconstrução de Cabo Delgado. Da Argentina, Filipe Nyusi destacou a ajuda face aos efeitos dos ciclones no país e no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens da Renamo.

Ministra dos Negócios Estrangeiros e CooperaçãoVerónica Nataniel Macamo Dlhovo, por seu turno, recordou sobre os esforços de Moçambique na manutenção da paz dentro do país, e na região.

"O engajamento de Moçambique em acções de manutenção da paz e segurança a nível nacional, regional e continental e o seu empenho na consolidação do Estado de Direito Democrático, bem como o compromisso nacional em relação à paz e segurança internacionais contribuem decisivamente para a elegibilidade de Moçambique".

"Com a candidatura do nosso país ao assento de Membro Não - Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, pretendemos partilhar a nossa experiência de diálogo e concertação na resolução pacífica de conflitos e dar a nossa contribuição aos esforços de busca de soluções para as ameaças tradicionais e emergentes de segurança, consubstanciados nas prioridades da SADC, com vista a materialização da Agenda 2063 da União Africana e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável" – afirmou Verónica Nataniel Macamo Dlhovo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM