Governo presta informações à Assembleia da República

 

O Governo foi hoje, 09 de Março, à Assembleia da República (AR) prestar informações relativas a diferentes assuntos ligados à situação política e sócio-económica do país, por solicitação das três bancadas parlamentares.

A ida do Executivo ao Parlamento será liderada pelo novo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, sendo sustentada pelo Regimento da Assembleia da República, que refere que as bancadas parlamentares, caso vertente da FRELIMO, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), têm poderes de solicitar informações e formular perguntas ao Governo.

Assim, a bancada da Frelimo solicita ao Governo informações sobre o impacto das chuvas na rede viária do país, as acções para a reposição da transitabilidade das estradas e pontes destruídas, as perspectivas de médio e longo prazos para a construção de estradas de melhor qualidade, bem como para a manutenção das existentes.

A FRELIMO pediu ainda informação sobre a questão de portagens, em vários pontos do país, como forma de comparticipação dos utentes das vias nos investimentos para a manutenção destas infra-estruturas e para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, a bancada parlamentar da Renamo solicitou informações sobre a visão estratégica e estruturada para a educação, a médio e longo prazos, num contexto regional e internacional cada vez mais competitivo.

Enquanto isso, a bancada do MDM solicitou informações detalhadas sobre a qualidade das obras públicas, cada vez mais preocupante, e sobre o “cerco” às populações de Maputo, Matola e KaTembe, num raio de cerca de 72 km, onde foram instaladas seis portagens.

O MDM quer ainda saber por que razão o Governo optou por uma adjudicação directa e não por concurso público, bem como sobre os dados utilizados para determinar a tarifa cobrada nas portagens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM