Arranca no HCM mais um curso de integração à especialização médica

Cinquenta médicos de clínica geral oriundos de diversos cantos do país iniciam no dia 01 de Abril de 2024, no Hospital Central de Maputo - HCM, a Residência Médica, uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a este tipo de profissionais, sob forma de curso de especialização.

A Medicina familiar e comunitária, e Medicina de Emergência, são as especialidades que integram o maior número de candidatos com nove (9) admitidos cada, seguida de Cirurgia geral com oito (8), Medicina Interna, cinco (5), Ortopedia/Traumatologia e Pediatria com quatro (4) cada, Otorrinolaringologia com três (3), Dermatologia com dois (2), Medicina legal e seguros, Anestesia e Reanimação, Cirurgia cardiovascular e torácica, Imagiologia e radiologia, Neurocirurgia e Anatomia Patologica com apenas um (1) admitido em cada.

A cerimónia de abertura teve lugar na data supracitada, e contou com a presença de membros da direção e de alguns professores que ao longo dos cinco anos de formação irão ministrar diversos conteúdos. Na ocasião, o Director Geral, Mouzinho Saide, falou sobre alguns aspectos que tem que ver com a disciplina, ética e moral, tendo apelado aos presentes a adoptar as melhores formas de conduta durante a sua formação académica. 

O curso de integração tem como objectivo, proporcionar aos novos residentes conhecimentos básicos, ferramentas e competências necessárias para a sua integração no programa de formação médica especializada que decorrerá nesta unidade, ao longo dos próximos quatro anos.

Durante esta fase de integração, serão trazidos ao conhecimento dos formandos temas como, princípios éticos, deontológicos e normas que norteiam a residência médica e carreira profissional, prevenção e controle de infeções, humanização em saúde, codificação de doenças e causas de morte, bases de iniciação à investigação científica, suporte básico e avançado de vida, técnicas básicas cirúrgicas, só para citar alguns.

A formação médica especializada é considerada uma prioridade nesta unidade sanitária, tendo nos últimos cinco anos, o HCM formado 247 médicos em diferentes áreas de especialidade e subespecialidades.

Em 2023 foram admitidos 33 médicos residentes em 13 especialidades e formados outros 49, estando actualmente em formação, um total de 303 inscritos em 27 especialidade e subespecialidades.

O curso de integração às diversas especialidades que hoje inicia com uma duração de quatro semanas e carga horária de 4 h/dia, será realizado em formato presencial e virtual e contará com a participação de médicos residentes, de outras unidades sanitárias do país onde decorrem programas de formação do género.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos