Autoridade Tributária encaixa 55 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

A Autoridade Tributária (AT) arrecadou, de 01 de Janeiro à 17 de Março de 2024, um montante bruto de 55 mil milhões de meticais, o que corresponde a um crescimento nominal de 10,46 por cento em relação a igual período de 2023.

A informação foi partilhada pela directora-geral de impostos, Lurdes Banze, no decurso da cerimónia alusiva ao Dia Nacional do Contribuinte, que se assinalou no dia 22 de Março, sob o lema: “Tributação Digital Rumo à Cobrança da Receita”.

O evento foi dirigido pelo Vice-Ministro da Economia e Finanças, Amilcar Tivane,  que destacou a importância do contribuinte na produção da receita, elemento fundamental para financiar os programas de desenvolvimento económico e social do país.

Na ocasião, Lurdes Banze lembrou que para o ano de 2024 foi estabelecida uma meta de receitas para o Estado de 383,5 mil milhões, tendo como base a previsão dos principais indicadores macro-económicos, previstos para este ano, nomeadamente um crescimento do produto Interno Bruto (PIB) de 5,5 por cento, uma taxa de Inflação de 7 por cento, bem como a melhoria da eficiência de arrecadação.

Constitui desafio da Administração Tributária, no domínio da transparência fiscal e modernização da Administração de Impostos, segundo Banze, imprimir maior eficácia e eficiência na cobrança, além de continuar a apostar no melhoramento da Janela Única Electrónica, na área dos impostos sobre o comércio interno.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM