Moçambique e África do Sul cooperam na luta contra crime organizado

Os governos de Moçambique e da África do Sul querem melhorar as estratégias conjuntas de combate a criminalidade organizada e transnacional, com vista a fortalecer a segurança pública e garantir o desenvolvimento económico dos dois países.

Para tal, decorreu no dia 09 de Abril de 2024, em Maputo, a Reunião entre os Ministros do Interior de Moçambique e da Polícia da África do Sul.

O Ministro moçambicano do Interior, Pascoal Ronda, disse que os dois governos estão comprometidos com a efectivação da livre circulação de pessoas e bens, bem como o incremento das trocas comerciais.

Já, o Ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, disse que a cooperação com o governo de Moçambique permitiu alcançar resultados satisfatórios, no combate ao tráfico de drogas, sequestros e ao roubo de viaturas.

Estamos encorajados pelo facto de terem sido apreendidas drogas no valor de 98 milhões de rands”, disse Bheki Cele.

Houve cerca de 8 veículos moçambicanos incendiados, a polícia está constantemente a patrulhar essas áreas e continuará a investigar e a garantir que sejam detidos os responsáveis.

Um dos principais mentores dos raptos foi detido na África do Sul, e as autoridades acreditam que ele está por trás de uma onda de sequestros nos dois países” - disse Bheki Cele.

Os Ministros do Interior de Moçambique e da Polícia da África do Sul comprometeram-se a promover a paz, estabilidade e bem-estar social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM