Criadas facilidades para aquisição de apartamentos na Vila Olímpica

 

Duzentos e quarenta apartamentos da segunda fase da Vila Olímpica, na cidade de Maputo, estão disponíveis para jovens e funcionários do Estado, com facilidade de amortização num prazo de até 25 anos.
Com efeito, foi assinado ontem um acordo para a comercialização dos imóveis entre o Fundo para o Fomento para Habitação (FFH) e a construtora de Macau (região administrativa especial da China) Charlestrong Engineering and Consulting Limited.
Concluídas em 2016, as casas estiveram inacessíveis aos jovens porque a construtora exigia amortização a curto prazo. O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, explicou que a assinatura do acordo representa mais uma conquista do Governo na busca de soluções para habitação condigna para a população.
“Os esforços do Governo não se esgotam neste empreendimento. Como o objectivo é abranger maior número de pessoas, tendo em conta os vários estratos, temos vindo a implementar diversos sub produtos habitacionais, com enfoque para o Renascer, Melhoria e de Terra Infra-estruturada”, acrescentou.
Para o presidente do município de Maputo, Eneas Comiche, o modelo de facilitação adoptado pelo FFH enquadra-se nos objectivos do Plano de Desenvolvimento Municipal, que preconiza a mobilização de parceiros para a viabilização de projectos acessíveis e de financiamento de habitação a custos controlados.
Revelou que a edilidade está à procura de parceiros para a requalificação da área das 150 casas do Conselho Municipal de Maputo, também no bairro do Zimpeto, que deverá dar lugar à construção de habitações a fim de aumentar a oferta e a custos igualmente controlados.
Na ocasião, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos entregou um posto policial que vai servir aos moradores do complexo residencial. O comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Fabião Nhancololo, disse que a infra-estrutura vai reforçar a intervenção e presença policial nesta parte do capital.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM