Adriano Maleiane defende gestão sustentável da floresta do Miombo

 

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, falava na última Quinta-feira, 04 de Agosto, na Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo,  onde afirmou que a Floresta do Miombo é de extrema importância para a protecção do meio ambiente, tendo em conta que é um dos maiores ecossistemas de florestas tropicais a nível de África e do mundo, constituindo deste modo uma fonte de biodiversidade e de regulação do clima. 
Adriano Maleiane explicou que o ecossistema do Miombo, que cobre uma área de cerca de 1.9 milhões de km2 em 7 países da SADC, beneficia em termos socioeconómicos, de forma directa ou indirecta, a cerca de 300 milhões de pessoas através da exploração de recursos minerais, florestais, agrícolas, pesqueiros, energéticos, turísticos, de entre outros.
Segundo o dirigente, as acções humanas ligadas a exploração insustentável dos recursos, incluindo o uso inapropriado dos solos e a prática da agricultura degradativa e poluidora constituem uma ameaça real ao ecossistema da Floresta do Miombo.
Por seu turno, o Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim referiu que esta conferência acontece numa altura em que a Cidade de Maputo está perdendo gradualmente as suas áreas de conservação devido ao avanço da construção de residências, o que pode estar a contribuir para a erosão costeira, bem como, para o impacto negativo das mudanças climáticas nesta urbe, portanto, a tomada de medidas concretas para reverter esta realidade é urgente.
Vicente Joaquim disse que a realização da conferência regional sobre o maneio sustentável e integrado da floresta do Miombo é de extrema importância uma vez que dela, vão sair ideias e projetos conjuntos que de certa forma vão ajudar na gestão daquela importante floresta.
A conferência decorre, sob o lema “Por uma gestão sustentável e integrada do miombo na construção de resiliência às mudanças climáticas e protecção do Grande Zambeze.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol