Adriano Maleiane defende gestão sustentável da floresta do Miombo

 

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, falava na última Quinta-feira, 04 de Agosto, na Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo,  onde afirmou que a Floresta do Miombo é de extrema importância para a protecção do meio ambiente, tendo em conta que é um dos maiores ecossistemas de florestas tropicais a nível de África e do mundo, constituindo deste modo uma fonte de biodiversidade e de regulação do clima. 
Adriano Maleiane explicou que o ecossistema do Miombo, que cobre uma área de cerca de 1.9 milhões de km2 em 7 países da SADC, beneficia em termos socioeconómicos, de forma directa ou indirecta, a cerca de 300 milhões de pessoas através da exploração de recursos minerais, florestais, agrícolas, pesqueiros, energéticos, turísticos, de entre outros.
Segundo o dirigente, as acções humanas ligadas a exploração insustentável dos recursos, incluindo o uso inapropriado dos solos e a prática da agricultura degradativa e poluidora constituem uma ameaça real ao ecossistema da Floresta do Miombo.
Por seu turno, o Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim referiu que esta conferência acontece numa altura em que a Cidade de Maputo está perdendo gradualmente as suas áreas de conservação devido ao avanço da construção de residências, o que pode estar a contribuir para a erosão costeira, bem como, para o impacto negativo das mudanças climáticas nesta urbe, portanto, a tomada de medidas concretas para reverter esta realidade é urgente.
Vicente Joaquim disse que a realização da conferência regional sobre o maneio sustentável e integrado da floresta do Miombo é de extrema importância uma vez que dela, vão sair ideias e projetos conjuntos que de certa forma vão ajudar na gestão daquela importante floresta.
A conferência decorre, sob o lema “Por uma gestão sustentável e integrada do miombo na construção de resiliência às mudanças climáticas e protecção do Grande Zambeze.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM