Lançada Iniciativa Presidencial “MIOMBO: A FLORESTA DO GRANDE ZAMBEZE”

 

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi lançou na manhã desta sexta-feira, 05 de Agosto corrente, a iniciativa sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo designada “MIOMBO: A floresta do Grande Zambeze”, esta iniciativa foi lançada no decurso da Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo.
O Chefe do Estado afirmou que no contexto das ameaças decorrentes das mudanças climáticas, é crucial a gestão sustentável e integrada das florestas, particularmente do Miombo.
Filipe Nyusi explicou que se não forem tomadas medidas agora, estima-se que 40 por cento da floresta poderão ser perdidas até 2050. Anualmente, perdem se cerca de 1,27 milhão de hectares da área coberta pelo miombo, portanto, deve se agir agora para proteger a floresta do miombo, promovendo práticas sustentáveis e soluções baseadas no ecossistema.
A conferência contou com a presença do Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa; Secretário Executivo da SADC, Elias Magosi; ministros que tutelam as áreas do Ambiente, Recursos Naturais e Florestas da Zâmbia, Tanzânia, Botswana, República do Congo e da África do Sul.
Por seu turno o Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, afirmou que a preservação da floresta de Miombo é extremamente importante para a mitigação das mudanças climáticas, portanto, as florestas de miombo são igualmente importantes para a subsistência de muitas populações rurais que dependem dos recursos disponibilizados pela floresta.
Refira-se que o nome miombo é usado em numerosas línguas Bantu para designar caracteristicamente árvores que perdem as suas folhas por um curto período, na estação seca, para reduzir a perda hídrica e produzir um novo fluxo de folhas pouco antes do início da estação chuvosa, mascarando com cores ricas de dourados e vermelhos o espaço envolvente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol