Edson Macuácua toma posse como Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse nesta sexta-feira, 10 de Março, ao novo Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson da Graça Francisco Macuácua.

Na ocasião, o Chefe do Estado referiu que o novo Vice-Ministro deverá, junto da equipa que vai integrar, operacionalizar os compromissos assumidos pelo Governo no seu Programa Quinquenal, colocando o sector ao serviço das populações e do desenvolvimento de Moçambique.

Segundo Presidente Nyusi, os moçambicanos querem um ensino superior de qualidade e socialmente relevante que atenda às necessidades da Administração Pública nacional, do sector público e da sociedade em geral, que esteja em pleno alinhamento com as dinâmicas de desenvolvimento do país.

“Por isso mesmo, é nosso desejo que no seu desempenho e entrega se traduzam numa mais-valia ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao país” - salientou.

No entender do Chefe do Estado, os grandes desafios prevalecem ligados à expansão do acesso ao ensino superior por grande parte dos moçambicanos, com particular atenção à retenção da rapariga e na melhoria da qualidade dos serviços tecnológicos e científicos, rumo ao desenvolvimento equilibrado e sustentável de Moçambique.

“Os instrumentos programáticos de desenvolvimento do nosso país, bem como os instrumentos de política e de regulação, em face da actual revolução tecnológica global, enfatizam a necessidade de se incutir uma cultura de ciência na sociedade, nos indivíduos e nas instituições, através da sua participação directa ou indirecta na produção, disseminação e utilização do conhecimento” - sustentou o Presidente Nyusi.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol