Primeiro-Ministro empossa nova direcção do INS

 

O médico investigador Eduardo Samo Gudo é o novo Diretor Geral do Instituto Nacional de Saúde, tendo sido empossado esta quarta-feira, pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleane. Samo Gudo, que era Director-geral adjunto do INS desde 2018, sucede a Ilesh Jani, que recentemente foi nomeado Vice-Ministro da Saúde.

Na mesma cerimónia foi nomeada e empossada Sofia Viegas para o cargo de Directora-geral Adjunta do INS.

Na ocasião, o Primeiro-ministro, Adriano Maleane, destacou a necessidade de continuidade do investimento no fortalecimento institucional nas áreas de competência do Instituto Nacional de Saúde, com vista a manter o papel chave da instituição na resposta às ameaças de saúde pública actuais e futuras.  Igualmente, convidou os empossados no sentido de contribuírem para o fortalecimento do sistema nacional de saúde, tendo em vista o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no domínio da saúde.

Eduardo Samo Gudo é licenciado em Medicina Geral (2003) e doutorado em Imuno-retrovirologia (2012). Após o doutoramento cumpriu 2 programas de pós-doutoramento (Júnior e Sénior) em doenças virais emergentes pelo European Foundation Initiative into African Neglected Tropical Diseases na Alemanha (2012 a 2015 e 2015 a 2018, respectivamente).

Samo Gudo possui 20 anos de carreira ao serviço do INS e antes da presente nomeação ocupou os seguintes cargos: Director-geral Adjunto do INS (2018 a 2023) Director Científico do INS (2014 a 2018) e de Chefe do Departamento da Rede de Laboratórios e Serviços de Referência no INS (2010 e 2014).

Refira-se que actualmente Samo Gudo preside o Comité Técnico Regional do Africa CDC, o órgão de aconselhamento dos Ministros da Saúde da região e foi membro do Comité da OMS AFRO para eliminação/pre-eliminação da transmissão vertical do HIV entre 2016 e 2018.

Sófia Viegas é Bióloga e Doutorada em Ciências Médicas pelo Instituto de Karolinska, Suécia. Possui 17 anos de carreira ao serviço do INS. Até a sua nomeação Sofia Viegas ocupava o cargo de Directora Nacional de Laboratórios de Saúde Pública e entre 2015 a 2018 desempenhou as funções de chefe do Departamento de Rede de Laboratórios e Serviços de Referência, ambos no INS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM