MP reforça capacidade de actuação

 

O Ministério Público (MP) reforçou a sua capacidade interventiva e de actuação em diversas áreas, com a posse, sexta-feira, de 55 novos magistrados.

Com a presente nomeação, segundo a Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, o MP passará a contar com 616 magistrados, contra 561, o que minimizará o défice destes quadros nas procuradorias distritais, níveis que requerem maior atenção por terem uma grande demanda processual.

Falando no acto da posse dos novos procuradores, a PGR fez referência à reorganização judiciária em curso, que alarga as competências dos tribunais distritais.

“Este reforço exige do Ministério Público o cumprimento das suas atribuições constitucionais e legais, de entre as quais o controlo da legalidade, a instrução preparatória dos processos-crime, controlo da legalidade das detenções e a observância dos prazos de prisão preventiva, fiscalizar os actos processuais da polícia e dos agentes de investigação criminal, nos termos da lei, inspeccionar as condições de reclusão nos estabelecimentos penitenciários e similares e ainda defender os interesses colectivos e difusos”, apontou Buchili.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM