Moçambique regista progressos no diagnóstico e tratamento da tuberculose

 

Com a implementação da estratégia nacional de luta contra a tuberculose tem se registado progressos significativos em 2022, 85% das pessoas com a doença foram diagnosticadas e tratadas com sucessos. A informação foi partilhada pelo Vice-Ministro da Saúde Ilesh Jani, na manhã desta sexta-feira24 de Março, em Maputo no decurso das celebrações do dia Mundial da Tuberculose.

Na ocasião o dirigente fez saber que os resultados do I° inquérito Nacional de Tuberculose Pulmonar em Moçambique, com incidência de cerca de 361 casos por 100 mil habitantes, os resultados são encorajadores pese embora o país continue  na lista de países com alta taxa de carga da doença.

Por seu turno, Maria Helena Checo, Directora do Gabinete que falava em representação do Secretário de Estado na Cidade de Maputo, fez saber que a Cidade no ano 2022 diagnosticou e iniciou o tratamento nos seus pacientes 6.556 dos quais 459 são crianças, correspondente a 7% e para responder essa preocupação de saúde pública 29 das 35 Unidades Sanitárias públicas existentes na Cidade fazem o diagnóstico e tratamento.

Recorde-se que este ano as celebrações do dia Mundial da Tuberculose decorrem sob o lema:  Sim nós Podemos Acabar Com a Tuberculose.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol