Moçambique posiciona meios de busca e salvamento para a época chuvosa 2023/2024

O governo garante disponibilidade de meios de busca e salvamento para responder a eventuais situações de calamidades naturais que possam ocorrer na presente época chuvosa 2023-2024.

A garantia foi dada no dia 14 de Novembro corrente, em Maputo, pela Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Luísa Meque.

 

Luísa Meque assegura que os meios de busca e salvamento estão a ser gradualmente posicionados, de acordo com as necessidades e  previsões meteorológicas para presente época chuvosa.

A Presidente do INGD falava à margem de uma visita a uma bacia de retenção e limpeza de valas de drenagem das águas pluviais do interior dos bairros da cidade de Maputo, para o litoral.

Luísa Meque destacou, na ocasião, a necessidade do envolvimento dos munícipes nas acções de desobstrução de canais de escoamento para evitar casos de inundações, em alguns bairros da capital do país.

Neste momento, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres está a finalizar o plano de contingência para presente época chuvosa a ser submetido a Assembleia da República.

Entretanto, as autoridades do sector de calamidades no país alertam que a relativa calmia que caracteriza a presente época chuvosa não pode constituir motivo para o relaxamento das comunidades nas acções de prevenção e mitigação de eventos extremos.

O alerta foi lançado, esta terça-feira em Maputo, pela Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Luísa Meque aponta, sobretudo, as comunidades que se encontram em zonas baixas de produção para estar atenta as informações emanadas pelas instituições competentes para tomada de medidas preventivas em caso de alerta da ocorrência de algum fenómeno natural.

O Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, falava em Maputo à margem de uma actividade de desobstrução de valas de drenagens que garantem escoamento das águas nos bairros propensos à inundações, na cidade de Maputo. (Fonte: RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos