CNJ dirige II reunião anual com associações juvenis

 

Teve lugar na tarde desta Sexta-feira, dia 01 de Julho de 2022, no Auditório da Faculdade de Medicina da UEM, na Cidade de Maputo, a II Reunião Anual do CNJ com as Associações Juvenis, depois da I reunião realizada em Fevereiro do ano corrente.
O encontro com as agremiações foi dirigido pela Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Emília Carlos Chambal e teve, ente vários pontos de agenda, a apresentação, apreciação e discussão do programa da Semana Nacional da Juventude, a decorrer entre 06 e 12 de Agosto próximo. As actividades da referida semana irão incluir três principais eventos, nomeadamente concurso "Miss Cadeirante", conferência da juventude e Assembleia Geral.
O primeiro programa, segundo o Secretário Executivo do CNJ, que apresentou o programa, é um evento de caracter inclusivo à pessoas com deficiência, com o objectivo de revelar o talento das mulheres jovens com deficiência; o segundo evento servirá de "palco", onde os jovens irão discutir o seu dia-a-dia, com o propósito de buscar soluções que apoquentam a juventude moçambicana. Por último, o CNJ realizará, na mesma semana, a Assembleia Geral, a maior reunião da organização.
Nas intervenções, as associações felicitaram o programa da semana da juventude. Porém algumas deixaram observações e acréscimos ao programa, a destacar o envolvimento de actividades que exaltem o direito humano; inclusão de músicos locais para actuações durante os eventos da semana. Ademais, uma das associações presentes trabalha na produção e divulgação de livros infantis educativos. A mesma propôs-se a oferecer livros para os alunos na Escola Primária da Matola, local eleito para a pintura do mural, como uma das actividades a se realizar ao longo da semana da juventude.
No acto da interação com as associações, a Presidente Emília agradeceu a participação das associações, tendo transmitido o sentimento de acolhimento de todas as intervenções e pediu a participação, igualmente, das associações nas actividades da semana, acto que, segundo Chambal, representará união entre os jovens moçambicanos.
De referir que anualmente o CNJ realiza duas reuniões ordinárias, com as associações, sendo reuniões semestrais, para debater e alinhar o enquadramento dos programas das associações no plano de actividades do CNJ.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM