CNJ dirige II reunião anual com associações juvenis

 

Teve lugar na tarde desta Sexta-feira, dia 01 de Julho de 2022, no Auditório da Faculdade de Medicina da UEM, na Cidade de Maputo, a II Reunião Anual do CNJ com as Associações Juvenis, depois da I reunião realizada em Fevereiro do ano corrente.
O encontro com as agremiações foi dirigido pela Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Emília Carlos Chambal e teve, ente vários pontos de agenda, a apresentação, apreciação e discussão do programa da Semana Nacional da Juventude, a decorrer entre 06 e 12 de Agosto próximo. As actividades da referida semana irão incluir três principais eventos, nomeadamente concurso "Miss Cadeirante", conferência da juventude e Assembleia Geral.
O primeiro programa, segundo o Secretário Executivo do CNJ, que apresentou o programa, é um evento de caracter inclusivo à pessoas com deficiência, com o objectivo de revelar o talento das mulheres jovens com deficiência; o segundo evento servirá de "palco", onde os jovens irão discutir o seu dia-a-dia, com o propósito de buscar soluções que apoquentam a juventude moçambicana. Por último, o CNJ realizará, na mesma semana, a Assembleia Geral, a maior reunião da organização.
Nas intervenções, as associações felicitaram o programa da semana da juventude. Porém algumas deixaram observações e acréscimos ao programa, a destacar o envolvimento de actividades que exaltem o direito humano; inclusão de músicos locais para actuações durante os eventos da semana. Ademais, uma das associações presentes trabalha na produção e divulgação de livros infantis educativos. A mesma propôs-se a oferecer livros para os alunos na Escola Primária da Matola, local eleito para a pintura do mural, como uma das actividades a se realizar ao longo da semana da juventude.
No acto da interação com as associações, a Presidente Emília agradeceu a participação das associações, tendo transmitido o sentimento de acolhimento de todas as intervenções e pediu a participação, igualmente, das associações nas actividades da semana, acto que, segundo Chambal, representará união entre os jovens moçambicanos.
De referir que anualmente o CNJ realiza duas reuniões ordinárias, com as associações, sendo reuniões semestrais, para debater e alinhar o enquadramento dos programas das associações no plano de actividades do CNJ.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol