Atendimento às Vítimas de Violência cresce em 19% na Cidade de Maputo

O Mecanismo Multissectorial de Atendimento Integrado à Mulher vítima de Violência, coordenado pelo Serviço de Assuntos Sociais, através do Departamento do Género, Criança e Acção Social na Cidade de Maputo registou um incremento de 19% no atendimento comparativamente a igual período de 2023. O incremento é resultante dos trabalhos de sensibilização e denúncia das vítimas, só no Iº trimestre do ano em curso foram atendidas um total de 546 casos, dos quais 387 do sexo feminino e 159 masculino.

A informação foi partilhada na manhã do dia 28 de maio de 2024, em Maputo, pelo Porta-voz do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo, Armando Muthemba, no decurso da IX Sessão Ordinária do órgão.

Na ocasião, o Porta-voz fez saber que das 546 vítimas, 196 são crianças, 307 adultos e 43 pessoas idosas, salientando que durante o trimestre verificou-se maior aderência das vítimas na procura dos serviços de atendimento, contudo, as actividades de prevenção, sensibilização, palestras, debates, apoio psicossocial, jurídico e legal, visitas de supervisão e apoio técnico, contribuem para o aumento das denúncias, visto que as acções são fundamentais para a protecção da vítima e quebrar o ciclo de violência.

Outro assunto que mereceu destaque nesta sessão, são os resultados alcançados pelo Instituto Nacional de Segurança Social-Cidade de Maputo, em relação a cobrança da dívida onde durante o Iº trimestre de 2024, com aplicação dos diferentes mecanismos de cobrança extrajudicial, a Delegação do INSS recuperou o valor total de 297.205.095,08Mt (duzentos e noventa e sete milhões, duzentos e cinco mil, noventa e cinco meticais e oito centavos) o que corresponde a 105,12,%. No período em análise, foram celebrados cinquenta e nove (59) acordos e parcelamento, no valor de 29.347.965,15Mt que corresponde a uma realização de 134,00%, sobre a meta mensal de trinta e oito (38) acordos por celebrar, no período em análise.

Ainda nesta sessão, o Executivo apreciou: o Informe sobre a Supervisão Pedagógica do Iº Trimestre 2024 - Ensino Geral; Balanço da Época Chuvosa e Ciclónica 2023-2024; Informação Mensal sobre o Índice de Preços no Consumidor e o Ponto de Situação da Ordem, Tranquilidade e Segurança Pública.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM