Plataforma "Xipalapala" promove direitos da mulher

A Plataforma "Xipalapala" desenvolvida pelo Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC), em 2022, recebeu durante os últimos cinco anos de implementação mais de cinquenta (50) mensagens de denúncias sobre casos de interrupção voluntária da gravidez, uniões prematuras e violência baseada no género.

A informação foi partilhada, no dia 29 de Maio de 2024, pelo Coordenador do CAICC, Iazalde Martins, durante a Conferência Nacional sobre Género, Cidadania e Direitos das Mulheres, que decorreu em Maputo e juntou mais de 70 participantes, entre Organizações da Sociedade Civil, Organizações Comunitárias de Base e instituições do governo.

"Xipalapala" é uma plataforma que permite a recolha de dados, em acções de promoção da igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas.

As acções desenvolvidas, no âmbito da parceria com a organização Fórum Mulher, visavam reforçar mecanismos formais e informais de participação das Organizações da Sociedade Civil baseadas nas províncias de Tete, Cabo Delgado, Niassa, Sofala e Inhambane, na sensibilização dos cidadãos para participarem activamente na implementação de políticas em prol da igualdade de género.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Município de Maputo procede à limpeza e desobstrução de coletores entre as Avenidas Frédéric Engels e Marginal