BUSCA DA PAZ MUNDIAL: Moçambique elogiado a nível internacional

Moçambique pode desempenhar um papel relevante na persuasão dos Estados em conflito a evitarem cenários de genocídio e nos esforços mundiais de combate ao terrorismo, dadas as abordagens que tem vindo a apresentar durante o seu mandato no Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas.

O país preside em Maio do ano em curso o principal órgão decisório da ONU, priorizando, através de várias iniciativas, o envolvimento de mulheres e jovens na abordagem dos assuntos de paz e segurança globais, a responsabilidade principal do CS.

Na ONU, onde esta semana o país promove o debate sobre o “Papel da Mulher e da Juventude na Manutenção da Paz”, as iniciativas de Moçambique estão a ser catalogadas como de grande importância, augurando-se um estatuto relevante no mundo quando se tratar da promoção da tranquilidade.

A apreciação do papel do país foi expressa ontem em Nova Iorque pela Subsecretária-Geral e assessora especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, e pelo Subsecretário-Geral do Escritório contra Terrorismo, Vladimir Voronkov, que mantiveram encontros com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

Para além da agenda principal, Verónica Macamo desdobrou-se, em Nova Iorque, em encontros com diplomatas a vários níveis na ONU, o último dos quais na madrugada, em Maputo, com o Secretário-Geral, António Guterres.

Segundo Domingos Fernandes, representante permanente adjunto da Missão de Moçambique na ONU, os encontros foram de cortesia e de abordagem de assuntos correntes sobre a paz e segurança globais, incluindo no país, que está a ser assolado por actos de terrorismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM