Moçambique conduz debate sobre paz e segurança nas Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas acolhe, no dia 28 de Maio de 2024, um debate aberto sobre Manutenção da Paz e Segurança Internacional: o papel das mulheres e jovens”, no âmbito da presidência rotativa do país àquele órgão da ONU.

O debate faz parte do rol de actividades que o país preparou para o mês de Maio, em que Moçambique, membro não permanente do principal órgão decisório da ONU, exerce a presidência rotativa.

O evento será dirigido pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, que se encontra desde o dia 27 de Maio de 2024, em Nova Iorque. Para além de conduzir esta actividade, a chefe da diplomacia moçambicana vai inteirar-se das actividades da representação permanente de Moçambique junto das Nações Unidas, dirigida pelo embaixador Pedro Comissário.

O mundo vive uma escalada de conflitos violentos, condicionando o curso normal da agenda global. São exemplos disso o terrorismo em Cabo Delgado e a guerra no Sudão do Sul, Burkina Faso, Mali, Síria, Palestina ou Ucrânia.

É neste contexto que o país propõe a abordagem do tema sobre a manutenção da paz e segurança globais por entender tratar-se de uma questão premente no contexto internacional, pois o mundo ainda é palco de conflitos violentos e que constituem um entrave ao progresso dos países e povos. Nestes conflitos, as mulheres e jovens têm sido as maiores vítimas, daí, também, poderem desempenhar um papel importante na busca de solução.

Membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2023-2024, Moçambique exerce em Maio a presidência rotativa mensal do órgão, depois de o ter feito também em Março do ano passado.

Neste âmbito, na semana passada organizou um debate sobre a Protecção de Civis em Situações de Conflito, dirigido por Pedro Comissário e com a participação especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM