Novo alto comissário de Moçambique em Malawi apresenta cartas credenciais

O novo Alto Comissário de Moçambique nomeado para o Malawi apresenta, no dia 28 de Maio de 2024, na cidade de Lilongwe, as cartas credenciais ao presidente  malawiano, Lazarus Chakwera

Trata-se de Alexandre Herculano Manjate, nomeado em Janeiro deste ano pelo presidente Filipe Jacinto Nyusi, para representar o país junto do governo de Lilongwe.

No dia 27 de Maio de 2024, Alexandre Manjate apresentou as cartas figuradas à Ministra das Relações Exteriores do Malawi, Nancy Tembo.

Os dois diplomatas abordaram o estágio actual das relações bilaterais, consideradas excelentes e com perspectivas de incremento em vários domínios.

 No Malawi, Manjate terá a missão de estreitar e cimentar as excelentes relações entre os governos de Lilongwe e Maputo, sobretudo na continuação dos projectos de desenvolvimento em curso que envolvem os dois países.

Nos últimos anos, as relações diplomáticas entre Moçambique e Malawi, conheceram uma melhoria significativa, sendo exemplos, os projectos conjuntos de comércio e inter-conectividade da África Austral, a interconexão eléctrica Moçambique/Malawi, o uso dos corredores logísticos de Nacala e Beira, a ligação ferroviária entre os dois países e  a implementação dos postos fronteiriços de paragem única.

Alexandre Manjate, sucede Elias Zimba, nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Federal da Alemanha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM