Raparigas ganham competências digitais

Um total de 70 raparigas, entre 17 e 25 anos de idade de diversos sub-sectores de educação está a beneficiar de uma capacitação em codificação, literacia digital, criação e designers de computadores.

A formação visa preparar as raparigas para iniciar estudos e carreiras no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma iniciativa denominada “Raparigas Africanas Podem Codificar (AGCCI)”, visando contribuir para a promoção de competências digitais no seio dos estudantes jovens.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, afirma que a iniciativa contribui para o cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito do Programa Quinquenal do Governo 2020–2024 (PQG 2020–2024), mormente na Prioridade I “Desenvolver o Capital Humano e a Justiça Social”.

Nivagara explicou ainda que a iniciativa enquadra-se ainda nos compromissos do país de promoção da literacia digital e de redução do fosso digital entre homens e mulheres assumidos ao nível regional, continental e global, dentro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030).

O evento é uma iniciativa do Governo, especificamente dos ministérios do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que tem implementado políticas, estratégias, programas e iniciativas que visam a melhoria de competências digitais nos estudantes, como um pressuposto para melhor integração e interacção na Era Digital.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM