Rasaque Manhique lidera jornada de limpeza em Nhlamankulu
O Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus, realizou, neste sábado, 24 de Fevereiro, uma jornada de limpeza no bairro da Munhuana, Distrito Municipal de Nhlamankulu, com objectivo de tornar a capital do país cada vez mais limpa. A actividade foi liderada pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique.
O CMM continuará igualmente a melhorar as condições das infra-estruturas e de higiene no Mercado Grossista do Zimpeto. A garantia foi dada no dia 21 de Fevereiro de 2024, pelo Vereador das Actividades Económicas e Turismo, Alexandre Muianga, no âmbito de uma visita que efectuou a este mercado da capital do país.
Segundo o Vereador, para além da acção da edilidade, a melhoria das condições do mercado será possível através da conservação e manutenção por parte dos vendedores, gestores e proprietários dos establecimentos comerciais existentes.
Muianga garantiu igualmente a continuidade das campanhas de educação cívica, para sensibilizar aos vendedores e utentes a cuidarem dos estabelecimentos comerciais e dos produtos.
Num outro contexto, o Vereador das Actividades Económicas e Turismo apelou aos chefes dos sectores e representantes dos vendedores a ajudarem na organização do Mercado grossista do Zimpeto, cumprindo com as posturas municipais e outras directrizes que visam assegurar que o estabelecimento comercial esteja em melhores condições para o tipo de actividades ali desenvolvidas.
“Respeitemos-nos uns aos outros para melhor desenvolvermos o nosso mercado, procuremos satisfazer as necessidades dos nossos munícipes de forma digna, vendendo os produtos nas melhores condições possíveis e num ambiente acolhedor, por isso precisamos nos unir para atingirmos essa causa”, explicou o Vereador aos chefes dos sectores dos mercados.
Entretanto, Alexandre Muianga reconheceu que um dos constrangimentos dos vendedores são as vias de acesso e o estacionamento condigno das viaturas com carga, especialmente no período chuvoso. Neste aspecto, o dirigente garantiu que a edilidade irá à busca de soluções.
Dirigindo-se especificamente aos gestores do mercado, o Vereador advertiu para que sejam exemplares no cumprimento das normas que regem os mercados, a pautarem por uma gestão eficiente e dinâmica e livre da corrupção, referindo que “o Presidente Rasaque Manhique disse, no seu discurso de tomada de posse, que será implacável aos que praticarem actos de corrupção, por isso exorto a todos gestores dos mercados, desde os cobradores das receitas, agentes da polícia Municipal, entre outros, a se eximirem desses actos”.
O responsável pela área das Actividades Económicas e Turismo disse que o foco dos gestores municipais deve ser a organização dos mercados, garantir que o mercado tenha as condições mínimas para o seu funcionamento, para garantir que a cobrança das taxas municipais seja justa e correspondente as condições criadas.
Refira-se que, para além do Mercado Grossista do Zimpeto, o dirigente municipal efectuou uma visita ao Mercado anexo deste ponto geográfico do Município de Maputo.
Comentários
Enviar um comentário