Assembleia da República enaltece apoio aos deslocados

 

A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, enalteceu no dia 10 de Fevereiro, a importância do apoio humanitário que os parceiros internacionais têm prestado aos deslocados de Cabo Delgado, na sequência dos ataques terroristas.
Este reconhecimento foi manifestado pelo porta-voz da presidente do Parlamento, Oriel Chemane, após esta ter recebido, em audiências separadas, os embaixadores da Finlândia, Anna Heikkinen; Alemanha, Lothar Freischlader; França, David Izzo e da Venezuela, Nosor Fajardo.
 
Destacou também que o apoio prestado por estes países a Moçambique, nas várias áreas, desde saúde, educação, economia, financiamento a programas de desenvolvimento e outros, tem estado a contribuir para o desenvolvimento e na resposta às necessidades dos cidadãos.
Ainda nos encontros com os diplomatas, Esperança Bias manifestou o desejo de ver reforçada a cooperação entre os parlamentos, com destaque para a formação dos deputados, para tornar a assembleia mais forte e interventiva.
Por seu turno, os embaixadores foram unânimes ao afirmar que desejam trabalhar em parceria com os deputados moçambicanos em matéria legislativa, através da troca de parcerias.
Segundo o embaixador da França, David Izzo, o Parlamento francês está sempre disponível para trabalhar na área legislativa e, brevemente, vai visitar os chefes das bancadas parlamentares para manifestar o compromisso de colaborar com a Assembleia da República no fortalecimento da democracia.
 
“A França está disponível e comprometida em apoiar Moçambique nos objectivos de desenvolvimento que o Presidente da República fez neste novo mandato. Vamos também trabalhar na geração de emprego para trabalhadores moçambicanos”, disse.
Por seu turno, o embaixador da Venezuela, Nosor Fajardo, disse que o Parlamento do seu país foi recentemente eleito, mas tendo em conta as boas relações que existem com Moçambique tenciona que haja maior interacção entre as comissões de trabalho dos dois países.
Esta linha de pensamento é partilhada também pelo embaixador da Alemanha, Lothar Freischlader, avançando que serão feitas visitas conjuntas entre as delegações dos dois países.
 
“Temos enormes potencialidades para um desenvolvimento inclusivo, de modo a alcançar uma paz sustentável e criar uma economia mais próspera, de tal sorte que Moçambique possa também contribuir para a estabilidade de toda África Austral” acrescentou.
Já a embaixadora da Finlândia, Anna Heikkinen, acredita que os parlamentos são a fundação para uma verdadeira democracia do país e manifestou o desejo de ver, em breve, ultrapassada a problemática da Covid-19, para que os deputados de Moçambique e Finlândia tenham encontros presenciais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos