Filipe Nyusi recebe cartas credenciais dos embaixadores da África do Sul e da Índia

 

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu ontem, 24 de Fevereiro, na Cidade de Maputo, as Cartas Credenciais dos Altos Comissários da República da África do Sul, Siphiwe Nyanda e da Índia Ankan Banerjee.
Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano exprimiu calorosas boas vindas ao novo diplomata sul-africano que durante a luta contra o Apartheid esteve em Moçambique. Falou igualmente da ligação existente entre Moçambique e África do Sul, na sequência dos apoios concedidos pelo nosso país na luta contra o regime do Apartheid.
O Chefe do Estado destacou a relevância da contribuição da África do Sul na vida de Moçambique, particularmente no relacionamento conchegado entre os dois povos e países, bem assim da forma como os dois Chefes de Estado encaram a importância do incremento das relações de amizade entre as duas Nações.
O Presidente Nyusi enalteceu igualmente a robustez dos laços de cooperação que actualmente abrangem amplo leque de actividades em número de 18 áreas, dentre as quais se destacam os hidrocarbonetos, energia, agricultura, defesa e segurança, comércio, indústria, transportes e comunicações.
O Chefe do estado saudou o empenho dos governos dos dois países de consolidar cada vez mais os níveis de cooperação multiforme, tendo reiterado a necessidade de realização da terceira comissão mista, um mecanismo de avaliação e programação regular de acções seguintes nas relações entre os dois países e povos.
Segundo disse a jornalistas a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo,  o Presidente da República manifestou o seu apreço e gratidão ao Governo sul-africano pelo inestimável apoio humanitário às vítimas da Covid-19, aquando dos ciclones Idai e Kenneth e aos deslocados pelo terrorismo na província de Cabo Delgado.
No que tange à Índia, o Presidente Nyusi exprimiu calorosas boas vindas a Moçambique ao Alto Comissário, tendo sublinhado que a génese histórica dos laços de amizade e cooperação entre os dois países data dos primórdios do estabelecimento de laços de solidariedade no seio do movimento de libertação da África e Ásia, ancoradas no amplo e dinâmico movimento dos não-Alinhados, na libertação dos povos da África Austral.
Destacou a solidez da parceria existente entre Moçambique e a Índia, consubstanciada na forte relação de amizade e cooperação, tendo igualmente enaltecido o papel das lideranças dos dois países no fortalecimento da parceria de ambos países, tendo feito referencia as trocas de visitas dos Chefes de Governos de Moçambique e da Índia.
De referir que desde o estabelecimento das relações diplomáticas que datam de 1975, as relações entre os dois países evoluíram de forma auspiciosa de forma que Moçambique é hoje o segundo maior sector de ajuda em África, ilustrado pelo amplo quadro de cooperação bilateral que compreende mais de uma dezena de áreas no qual pontificam a assistência ao desenvolvimento, recursos minerais e energia, transportes e comunicações, educação e desenvolvimento humano, agricultura e segurança alimentar, saúde entre outros.
O Presidente Nyusi expressou o seu agradecimento pelo importante apoio humanitário concedido pelo Governo indiano no âmbito da Covid-19, no alívio ao impacto devastador provocado pelos desastres naturais e pelo turismo.
O Embaixador indiano reiterou a disponibilização pelo seu país de cem mil vacinas para Moçambique de modo a fazer face ao controle do índice de propagação da pandemia da Covid-19.
O Estadista moçambicano louvou a concertação política e diplomática prevalecente entre Moçambique e Índia no domínio multilateral que ocorre em fóruns internacionais, tais como nas Nações Unidas, Associação da Orla do Oceano Índico, Cimeira Índia África, entre outros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos