Cobrança de receitas acima da meta no ano económico de 2020

 

A cobrança de receitas do Estado em 2020 foi de 236,321.5 milhões de meticais, o que representa 110,4 por cento em relação à meta prevista de 214,141.7 milhões, segundo informação partilhada, ontem, no fim da IV Sessão Ordinária do Conselho de Ministros.
Ainda assim, este resultado representa um decréscimo em relação a 2019, ano em que as receitas cobradas se situaram em 276.788.2 milhões de meticais.
Num comunicado recebido na Redacção do Notícias, o Conselho de Ministros indica que a despesa total do Estado foi de 337.397,3 milhões de meticais (90,2 por cento), dos 374.096,6 milhões de meticais previstos, contra 313.621,4 milhões de meticais em 2019.
Na sessão que apreciou o balanço do Plano Económico e Social (PES) e o Relatório de Execução do Orçamento do Estado de 2020, a submeter à Assembleia da República, foi dado a conhecer que dos 548 indicadores do PES do ano passado avaliados, 411 alcançaram a meta, dos quais 296 de forma integral e 115 parcialmente.
Não obstante estes resultados, o Governo refere que o ano foi fortemente influenciado por diversos factores negativos, com realce para a pandemia da Covid-19, o terrorismo em Cabo Delgadoe os ataques na zona Centro do país.
Segundo ainda a fonte, no período em análise, o país registou uma estabilidade macro-económica interna caracterizada por um aumento da cobertura das reservas internas líquidas, que passaram de 52,8 meses, previstos no plano, para 6 meses.
Registou igualmente uma estabilidade na inflação, ao situar-se em 3,14 por cento, contra 2,78 por cento em igual período de 2019, abaixo dos 6,6 por cento previstos para o presente ano.
Na mesma sessão, o Conselho de Ministros aprovou o decreto que estabelece, como serviço público, o acesso universal e gratuito ao Boletim da República, editado e publicado em forma electrónica e as demais condições da sua utilização e revoga o Decreto nº 41/2006, de 27 de Setembro.
O acesso universal e gratuito compreende a possibilidade de impressão, arquivo e pesquisa dos actos publicados no Boletim da República, no sítio da internet, gerido pela Imprensa Nacional de Moçambique, E.P.
O Governo aprovou ainda o plano harmonizado às estratégias e programas sectoriais, com vista à promoção do emprego e integração da variável emprego no cenário fiscal de médio prazo e nos orçamentos anuais.
A sessão apreciou as informações relativas ao balanço e perspectivas da aplicação das medidas sobre a prevenção do novo coronavírus, a situação de emergência e o decurso dos exames escolares. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM