Governo adquire 100 autocarros para o transporte público urbano

 

O Governo vai adquirir, até Agosto próximo, 100 novos autocarros para o reforço da frota do transporte público urbano, anunciou, esta quarta-feira, 17 de Fevereiro, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai, no final da visita a alguns pontos da Cidade de Maputo onde decorre a operação do sistema de bilhética electrónica, em introdução, de forma faseada, desde início deste mês.
O Ministro explicou que, de um total de 100 autocarros a serem adquiridas, 80 serão movidos a gás e os restantes 20 a diesel, uma medida que visa reduzir os custos operacionais, atendendo ao preço do gás veicular. O investimento está avaliado em cerca de 6 Milhões de Dólares e visa dar uma resposta à procura na Região do grande Maputo, onde a situação é tida como crítica.
“A aquisição de viaturas movidas a gás vai permitir viabilizar o projecto, sabemos que o serviço dos custos operacionais dos autocarros é elevado. Contudo, com a utilização de gás estes custos irão reduzir e viabilizar o projecto. O projecto foi desenhado com esse pressuposto de que, os autocarros serão movidos a gás maior parte deles a um custo relativamente mais baixo em relação ao gasóleo”, disse o Ministro.
Janfar Abdulai iniciou seus trabalhos na sede da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo, durante os quais recebeu detalhes do funcionamento do sistema da bilhética electronica, tendo se deslocado, de autocarro, ao Distrito Municipal da Katembe. No final dos trabalhos, o Ministro manifestou a sua satisfação quanto ao grau de implementação do sistema da bilhética electrónica que, pelas suas vantagens, afigura-se como uma das importantes medidas do combate à propagação da pandemia do coronavírus nos meios de transporte público urbano.
Refira-se que desde a introdução do sistema da bilhética electrónica já foram registados cerca de 185 mil passageiros, distribuídos cerca de 79 mil cartões, instalada a central de atendimento ao cliente, instalados validadores nos autocarros, parametrizada toda a rede georreferenciada de transportes rodoviários públicos de passageiros.  Só corredor número 6, 24,952 passageiros já utilizaram o cartão Famba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos