“Pandemia de Covid-19 é um verdadeiro flagelo” – Filipe Jacinto Nyusi

 

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou ontem que a pandemia de Covid-19 é um verdadeiro flagelo, sem precedentes e Moçambique vive uma situação grave.
O Chefe do Estado falava ontem duramente as celebrações do dia dos Heróis Moçambicanos que se assinala a 03 de Fevereiro, em homenagem ao Dr. Eduardo Mondlane, fundador da Frelimo e Arquitecto da Unidade Nacional.
O estadista moçambicano comunicou que as novas infecções avançam a um ritmo acelerado, bem como as hospitalizações e o número de óbitos, e por isso o país está a ver-se na contingência de adoptar medidas mais restritivas para a sua sobrevivência colectiva.
Num outro desenvolvimento, o Presidente Nyusi apelou aos jovens que se filiaram aos grupos armados em Cabo Delgado, norte do país, a regressar a casa. "Sobre o terrorismo em Cabo Delgado, usamos esta ocasião para, mais uma vez, chamar à consciência dos nossos concidadãos, na sua maioria jovens entre os 14 e 20 anos, a não hesitar em retornar às suas famílias", declarou o Chefe do Estado.
Segundo o Presidente da República, os jovens arrependidos não têm coragem de voltar às suas comunidades por receio de retaliação por parte dos moçambicanos, mas, segundo o estadista, houve instruções claras às estruturas locais e às Forças de Defesa e Segurança para os receberem em harmonia.
Sobre os ataques da Junta Militar da Renamo, o Presidente Nyusi apontou como um obstáculo para a preservação da paz na região centro do país. "A outra afronta à paz são os ataques, em pontos localizados das províncias de Manica e Sofala, protagonizados pela Junta Militar da Renamo", salientou.
O Presidente Nyusi apelou ao grupo para aderir ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) acordado com a direcção da Renamo , para o fim de constantes ciclos de violência armada. "Apelamos, mais uma vez, à Junta Militar da RENAMO para ganhar a consciência de que a solução mais acertada é juntar-se ao DDR", enfatizou o chefe de Estado moçambicano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM