Governo disponibiliza 34 milhões para projectos da juventude através do FAIJ

 

Trinta e quatro milhões de meticais é o valor disponível este ano para financiar projectos juvenis, segundo garantiu ontem o secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.
Petersburgo, que falava a jornalistas depois de participar na reunião do Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens (CIADAJ), disse que este ano as províncias de Gaza e Inhambane vão receber o financiamento tal como está previsto no Plano Económico e Social.
“Não estamos a abranger todos os distritos do país, selecionamos alguns para que o financiamento seja mais robusto e tenha o devido impacto”, sublinhou Oswaldo Petersburgo.
Na reunião do CIADAJ, orientada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, foi apreciado o Plano de Acção de Implementação da Política da Juventude 2021, instrumento a ser submetido ao Conselho de Ministros para a apreciação e aprovação.
Sobre o plano, o governante disse que constam todas as actividades, desde emprego, educação, habitação, cultura, desporto, empoderamento, entre outras, havendo a necessidade de garantir orçamento para a sua efectivação.
“Grande problema em relação ao plano de acção tem a ver com questões orçamentais que devem ser, efectivamente, garantidas, tendo em conta todas as adversidades”, disse Petersburgo, acrescentando que foi criado um grupo de contacto para poder olhar na especialidade as questões orçamentais e como os parceiros de cooperação podem apoiar.
Por causa dessa situação, disse que a reunião vai continuar nos próximos dias para discutir e finalizar somente a Política da Juventude 2021, pois deve estar em harmonia com o Plano Económico e Social para este ano e outras estratégias do Governo.
Ainda neste encontro, orientou-se a reactivação das plenárias do CIADAJ aos níveis distrital e provincial ainda este ano, o que irá agilizar os programas da juventude.
A sessão avaliou também o plano da juventude em 2020, em que se destacou a atribuição de kits de autoemprego no âmbito do programa “Meu Kit, Meu Emprego”, abordagens de saúde sexual reprodutiva, e enalteceu-se o envolvimento dos jovens no desporto e cultura.
O CIDADJ é um órgão de consulta do Conselho de Ministros que aprecia as matérias que posteriormente são submetidas ao Executivo.
Fazem parte do órgão ministros, vice-ministros, secretários de Estado, presidentes dos conselhos nacionais da Juventude e do voluntariado, para além de parceiros de cooperação que trabalham no apoio aos jovens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos