“O país perdeu um comandante e soldado por excelência” - Filipe Jacinto Nyusi

 

O Presidente da República enalteceu ontem, 09 de Fevereiro, as qualidades pessoais e profissionais do General Eugénio Mussa, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, falecido segunda-feira, na cidade de Maputo, vítima de doença. Num elogio fúnebre, nas instalações do Estado-Maior General das FADM, Filipe Nyusi disse que Eugénio Mussa foi grande comandante e um soldado por excelência, que sabia comandar a tropa, moralizá-la, ao mesmo tempo que sabia obedecer aos seus superiores.
Filipe Nyusi disse que o General Mussa manifestava publicamente a sua convicção para o combate e erradicação do terrorismo no país, particularmente na província de Cabo Delgado, onde nos últimos três meses esteve empenhando no comando das operações contra os terroristas.
Acrescentou que Eugénio Mussa abraçou a carreira militar num período em que o país caminhava, a passos largos, para a independência nacional e, como ele, vários outros jovens na altura e na sua região se juntaram às forças libertadoras, integrando os primeiros quadros das Forças Armadas após a independência.
Desde a sua incorporação, Mussa destacou-se pelos feitos nas diversas funções que desempenhou, destacando-se as de comandante provincial de Maputo, comandante da Brigada de Cuamba, na província do Niassa, e mais tarde comandante da região Militar Norte.
Mussa comandou igualmente a Região Militar Centro e deu a sua contribuição na área de formação, pois em 2004 foi comandante da Escola Militar Samora Machel, que mais tarde foi transformada em Academia Militar Samora Machel.
Em 2008, exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando do Exército, numa fase crucial, pois o país vivia ataques localizados na zona Centro do país.
Recentemente, Eugénio Mussa participou no processo ainda em curso de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR), dos homens residuais da Renamo e, como membro da Comissão dos Assuntos Militares, liderou a equipa do Governo. 
Eugénio Mussa nasceu a 8 de Junho de 1957, no distrito de Moma, em Nampula, e formou-se nas academias militares da Tanzânia, da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Cuba e Itália.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos