Conselho de Ministros reúne em 6.ª Sessão Ordinária

 

O Conselho de Ministros realizou ontem, dia 23 de Fevereiro, a sua 6.ª Sessão Ordinária, na Cidade de Maputo, onde apreciou e aprovou vários documentos a submeter à Assembleia da República, nomeadamente, a proposta de resolução que ratifica a Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino, adoptada em Paris, a 15 de Dezembro de 1960.
A Convenção é um instrumento adoptado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com vista a assegurar o direito de todos a oportunidades iguais de educação e eliminar qualquer tipo de discriminação, no campo de ensino e promover igualdade de oportunidade e tratamento para todos, cuja sua ratificação visa assegurar o comprometimento do Estado moçambicano para o reforço do Estado de Direito Democrático, bem como a valorização da defesa dos direitos humanos e sociais.
O relatório anual da implementação da política da juventude em 2020, que aponta que 113 indicadores foram avaliados, 67 atingiram a meta, equivalente a 59%, 28 atingiram parcialmente a meta, o que corresponde a 25%; e 18 não atingiram, o equivalente a 16%.
 
Ainda nessa Sessão, o Governo apreciou e aprovou o decreto sobre contratação de pessoal da Saúde em situações de emergência.
O Decreto estabelece os termos e as condições excepcionais de ingresso, com dispensa de concurso público, de profissionais de saúde e das áreas de apoio para o Serviço Nacional de Saúde, abrangendo nomeadamente as carreiras médicas, técnicos superiores de saúde, técnicos especializados de saúde, técnicos de saúde e agentes de serviços (serventes de unidades sanitárias e motoristas de ambulância).
O Decreto que revê o Decreto n.º 40/2020, de 12 de Junho, atinente à continuidade de pagamento de subsídio de mobilidade as vítimas de deslizamento de Lixo na lixeira do Hulene, na Cidade de Maputo.
Resolução que determina a realização do Funeral Oficial a Daviz Mbepo Simango, Membro do Conselho de Estado, Presidente do Município da Beira e Presidente do Partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
O Plano de Acção de Implementação da Política da Juventude – 2021, que se afigura como um instrumento de natureza operacional e está alinhado com o Plano Económico e Social 2021. Apresenta 89 acções de todos os sectores, com 121 indicadores de produtos.
 
O Governo apreciou igualmente, as informações sobre o balanço e perspectivas da aplicação das medidas sobre prevenção do COVID-19 e seu impacto para a economia do País, a situação de Emergência, com destaque para os impactos resultantes da passagem do sistema de baixas pressões, da tempestade tropical Guambe e as inundações nas Cidades de Maputo e Matola, assim como as acções realizadas e em curso, o processo de construção de infraestruturas de gestão de resíduos sólidos nas cidades do País, bem como, a decisão final de investimento da Sasol.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM