Lurdes Mutola reforça campanha de Nyusi



A campanha do candidato da Frelimo ganhou hoje um reforço de peso. Maria de Lurdes Mutola a campeã olímpica e mundial dos 800 metros em atletismo. Mutola juntou-se na Ilha de Moçambique, durante o qual, Filipe Nyusi convidou-a a falar aos presentes depois de dizer que no seu manifesto eleitoral contempla o desenvolvimento do desporto. Alias, o candidato disse que pretende melhorar a lei do mecenato para que aqueles que apoiam o desporto tenham benefícios.

Mas também disse que vai haver uma taxa adicional para aqueles que vendem produtos nocivos à saúde, como as bebidas alcoólicas e tabaco. Por seu lado, Maria de Lurdes Mutola disse que só com Filipe Nyusi e a Frelimo é que se pode tornar real o seu sonho de criar um centro de alto rendimento para o desenvolvimento do desporto no país.

Filipe Nyusi justificou que a "menina de ouro" só agora se juntou à campanha porque estava no Qatar a acompanhar o recentemente terminado campeonato do Mundo de Atletismo. Nyusi disse que no próximo ciclo de Governação, caso seja eleito, continuará a apoiar a Fundação Lurdes Mutola que está a desenvolver várias iniciativas que envolvem a rapariga no desporto.

Ainda no comício Filipe Nyusi disse que quer continuar a desenvolver a Ilha de Moçambique e apesar do município estar a ser dirigido pela Renamo o seu Governo vai continuar as obras do hospital distrital em reabilitação, vai resolver o problema de água e reabilitar a ponte que dá acesso à primeira capital de Moçambique.

Aproveitou o momento para atacar seus adversários que usam o facto do local de nascimento e religião para conquistar mais votos, dizendo que para se ser Presidente de Moçambique não importa no local de nascimento, muito menos a religião que professa, só tem que ser moçambicano. Disse ainda ser falácia o discurso de que se vai aumentar o salário dos funcionários públicos, tendo questionado "donde Irão tirar o dinheiro? Que pague antes os três meses de salário em atraso nos cinco municípios". E acrescentou que só com o trabalho é possível melhorar a situação do país e a remuneração dos funcionários públicos que apesar de receberam salário que se pode considerar pouco, o mesmo nunca falhou nos últimos cinco anos apesar das dificuldades financeiras que o país atravessou.

Ainda trabalhou no distrito de Memba e disse às milhares de pessoas que foram acompanhar seu comício que conseguiu realizar três das quatro promessas eleitorais que fez em 2014. Nomeadamente a construção de um hospital distrital devidamente equipado, resolveu o crítico problema de acesso à água potável com a instalação de vários sistemas de dessalinização, a instalação de uma agência bancária e uma escola secundária. Mas diz que falta a construção da estrada que liga aquele distrito a Nacala-a-Velha e outra que vai até Alua. E isso quer fazer nos próximos cinco anos se for eleito próxima semana.

Nesta quarta-feira Filipe Nyusi trabalha ainda na província de Cabo Delgado no distrito de Chiure e na cidade de Pemba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM