Lurdes Mutola reforça campanha de Nyusi



A campanha do candidato da Frelimo ganhou hoje um reforço de peso. Maria de Lurdes Mutola a campeã olímpica e mundial dos 800 metros em atletismo. Mutola juntou-se na Ilha de Moçambique, durante o qual, Filipe Nyusi convidou-a a falar aos presentes depois de dizer que no seu manifesto eleitoral contempla o desenvolvimento do desporto. Alias, o candidato disse que pretende melhorar a lei do mecenato para que aqueles que apoiam o desporto tenham benefícios.

Mas também disse que vai haver uma taxa adicional para aqueles que vendem produtos nocivos à saúde, como as bebidas alcoólicas e tabaco. Por seu lado, Maria de Lurdes Mutola disse que só com Filipe Nyusi e a Frelimo é que se pode tornar real o seu sonho de criar um centro de alto rendimento para o desenvolvimento do desporto no país.

Filipe Nyusi justificou que a "menina de ouro" só agora se juntou à campanha porque estava no Qatar a acompanhar o recentemente terminado campeonato do Mundo de Atletismo. Nyusi disse que no próximo ciclo de Governação, caso seja eleito, continuará a apoiar a Fundação Lurdes Mutola que está a desenvolver várias iniciativas que envolvem a rapariga no desporto.

Ainda no comício Filipe Nyusi disse que quer continuar a desenvolver a Ilha de Moçambique e apesar do município estar a ser dirigido pela Renamo o seu Governo vai continuar as obras do hospital distrital em reabilitação, vai resolver o problema de água e reabilitar a ponte que dá acesso à primeira capital de Moçambique.

Aproveitou o momento para atacar seus adversários que usam o facto do local de nascimento e religião para conquistar mais votos, dizendo que para se ser Presidente de Moçambique não importa no local de nascimento, muito menos a religião que professa, só tem que ser moçambicano. Disse ainda ser falácia o discurso de que se vai aumentar o salário dos funcionários públicos, tendo questionado "donde Irão tirar o dinheiro? Que pague antes os três meses de salário em atraso nos cinco municípios". E acrescentou que só com o trabalho é possível melhorar a situação do país e a remuneração dos funcionários públicos que apesar de receberam salário que se pode considerar pouco, o mesmo nunca falhou nos últimos cinco anos apesar das dificuldades financeiras que o país atravessou.

Ainda trabalhou no distrito de Memba e disse às milhares de pessoas que foram acompanhar seu comício que conseguiu realizar três das quatro promessas eleitorais que fez em 2014. Nomeadamente a construção de um hospital distrital devidamente equipado, resolveu o crítico problema de acesso à água potável com a instalação de vários sistemas de dessalinização, a instalação de uma agência bancária e uma escola secundária. Mas diz que falta a construção da estrada que liga aquele distrito a Nacala-a-Velha e outra que vai até Alua. E isso quer fazer nos próximos cinco anos se for eleito próxima semana.

Nesta quarta-feira Filipe Nyusi trabalha ainda na província de Cabo Delgado no distrito de Chiure e na cidade de Pemba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol