“Nós queremos fazer diferença com a exploração de gás”, Filipe Nyusi



O Governo e a ExxonMobil assinaram hoje a Decisão Inicial de Investimento na área 4 do Rovuma, numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. O PR lembrou que há três meses o país testemunhou o anúncio da Decisão Final de Investimento em cerca de 23 mil milhões de dólares.

O projecto de Gás Natural Liquefeito tem como parceiros a ExxonMobil, Eni e CNPC e prevê-se uma produção de 15,2 milhões de toneladas de gás por ano, a partir de 2023.

“O papel dos quadros nacionais destas instituições na materialização do projecto é motivo de orgulho de todos moçambicanos”, disse Nyusi.

O estadista disse que este anúncio é um marco importante para a Decisão Final de Investimento, que deverá ser anunciado em 2020.

O estadista disse ainda que o desempenho da economia não deve piorar com a descoberta do gás e petróleo.

“Não queremos que nossos produtos de tornem menos competitivos”, disse Nyusi acrescentando que, a entrada tardia na exploração dos hidrocarbonetos deve servir de mais valia para aprender com os dos outros e contribuir para o crescimento da economia e desenvolvimento da país.

Nyusi exortou as concessionárias para que continuem a investir na formação da mão-de-obra nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM