PR lança hoje campanha agrícola 2019-2020




O Presidente da República, Filipe Nyusi, lança hoje a campanha agrícola 2019-2020 sob o lema "Moçambique no aumento da produção e da produtividade, rumo à fome zero", contra o risco de insegurança alimentar que paira sobre algumas regiões do país.

MAPUTO- A seca no sul do país e os ataques armados no extremo norte são as principais ameaças, segundo a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome (rede Fews, sigla inglesa), que agrega organizações norte-americanas.

As duas regiões estão na "fase de crise, nível três", de risco alimentar, numa escala de um a cinco, de risco mínimo ao mais grave, respetivamente, segundo o último relatório, divulgado no início do mês.

"A fase de crise (nível três) persiste nas áreas do sul semiárido, onde as famílias enfrentaram o segundo ano consecutivo de uma má colheita devido à seca", refere o documento.

A mesma situação acontece "em parte de Cabo Delgado, onde um conflito (armado com grupos insurgentes) continua e onde o ciclone tropical Kenneth (em Abril) interrompeu a temporada agrícola de 2019", acrescenta.

Para quem trabalha a terra, o desafio está em aumentar a produtividade. O Presidente da República, Filipe Nyusi, lança a campanha agrícola na localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda.

Trata-se de uma zona da província de Sofala, no centro do país, que foi devastada em Março pelo ciclone Idai e que a ajuda humanitária tem impedido que a falta de alimentos se agrave. O chefe do Estado deverá visitar campos de produção de hortícolas diversas.

Filipe Nyusi deverá ainda hoje deslocar-se à cidade da Beira, para inaugurar um cais do porto de pesca da capital provincial de Sofala.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM