Cimeira Rússia-África: Sochi, Russia, de 23 a 24 de Outubro de 2019




O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, é esperado amanhã, terça-feira, em Sochi na Rússia onde deverá participar no Fórum Econômico Rússia e continente africano.

À margem da cimeira, Filipe Nyusi deverá reunir-se com o seu homólogo russo Vladimir Putin, um encontro que será o segundo em dois meses, tendo os dois se reunido em Agosto passado aquando da visita de Estado realizada por Nyusi a Moscovo.

Igualmente espera-se que o Chefe de Estado moçambicano mantenha encontros bilaterais com outros líderes africanos presentes na cimeira, mas também com homens de negócios russos com especial interesse em Moçambique.

A cimeira deverá debruçar-se sobre três temas principais, a manutenção da paz em África, a segurança e o desenvolvimento, pois, a Rússia quer ter um papel mais activo no continente depois de ter ficado mais de 30 anos fechado para questões internas e pouco interesse para África logo a seguir à queda do muro de Berlim que pôs fim à sua hegemonia socialista no mundo.

Há que ressaltar que quase um mês após a visita de Filipe Nyusi à Moscovo que tinha praticamente os mesmos temas que vão ser discutidos em Sochi, os russos mostraram ser mais pragmáticos e reforçaram as acções de combate aos insurgentes em Cabo Delgado com especialistas militares e material bélico o que tem estado a dar resultados positivos no combate à insurgência.

Segundo o Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto de Sousa Fernando, o Governo moçambicano tem interesse em incrementar a cooperação na pesquisa e exploração do gás natural, onde a Rússia tem a sua maior empresa do sector envolvido em pesquisas na bacia de Angoche e no Delta do Zambeze. Por outro lado quer a experiência russa para concluir o processo de certificação Kimberley para que se possa vender os diamantes a serem explorados no país, concretamente na Província de Gaza, no mercado internacional.

Por outro lado, há empresas russas interessadas em construir três centrais termoelétricas em Cuamba e Nacala que vão funcionar a carvão mineral e linhas se transporte de energia para Angoche e Salamanga.

Nesta deslocação o Presidente Nyusi faz-se acompanhar pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco; Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita; Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando; Embaixador de Moçambique junto à Federação da Rússia, Mário Ngwenya; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol