SADC acredita que Moçambique está preparado para realizar eleições justas



A missão de observadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) acredita que Moçambique está preparado para realizar eleições justas e transparentes.

MAPUTO- A avaliação foi feita ontem, em Maputo, pela chefe da missão da SADC, Oppah Muchinguiri-Kashiri, à saída de um encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.

Muchinguiri-Kashiri, que é ministra da Defesa, Segurança e Veteranos de Guerra do Zimbabwe, não entrou em detalhes, mas salientou que a vinda da missão foi preparada por um grupo de avanço que se encontra há dias no país.

A missão, composta por 61 elementos, chegou domingo ao país, onde deverá desdobrar-senos próximos dias por todas as províncias.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, afirmou que durante a conversa que manteve com os observadores da SADC partilhou informação sobre a situação política, económica e social do país, bem como o processo de preparação das eleições de 15 de Outubro e da campanha eleitoral que começou a 31 de Agosto.

O chefe da diplomacia moçambicana assegurou que foram tomadas medidas específicas e gerais para que todos os observadores das eleições cumpram a sua missão e para a salvaguarda da integridade territorial.

Segundo Pacheco, serão igualmente tomadas medidas em todos os locais onde ocorram ataques.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM