AR debate revisão da lei que cria tribunais de trabalho

 

A Assembleia da República (AR) encontra-se reunida desde a manha de hoje, 17 de Março, em plenária, a apreciar o projecto de lei de revisão pontual da Lei nº 10/2018, de 30 de Agosto, que cria os tribunais de trabalho, na sua generalidade.
Os parlamentares, que se reúnem hoje e amanhã, irão apreciar igualmente as propostas de lei de autorização legislativa para a alteração dos códigos Civil e Comercial, na generalidade e na especialidade.
Na análise e emissão do competente parecer da lei que cria os tribunais de trabalho a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade entende que esta revisão visa reforçar a necessidade de trazer a justiça mais próxima dos cidadãos.
Esta comissão esteve reunida ontem para apreciar as alterações propostas e concluiu haver pertinência de tais serem feitas, por se tratar de órgãos de soberania com competências para administrar a justiça nos litígios decorrentes de relações jurídico-laborais e apreciarem as contravenções às normas do trabalho e de segurança.
Estes órgãos apreciam e julgam questões emergentes das relações de trabalho, acidentes e doenças profissionais que ocorrem nas empresas.
Apreciam também contravenções às normas do trabalho e da segurança social, podendo ordenar a cobrança das multas aplicadas pelo órgão da administração laboral.
Ainda ontem a Comissão Permanente reuniu, à porta fechada, na sua XIII Sessão Ordinária para, de entre vários pontos, apreciar o estudo relativo ao uso do tempo para apresentação dos pareceres.
Apreciou também os prazos para o depósito de documentos a serem apreciados pela plenária da AR bem como promover uma reflexão do modelo e guião do relatório de fiscalização das comissões de trabalho.
As comissões dos Assuntos Sociais, Género, Tecnologia e Comunicação Social assim como do Plano e Orçamento apreciaram a proposta da lei de comunicação social e de radiodifusão bem como a Conta Geral do Estado, respectivamente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM