Mais médicos cubanos chegam a Moçambique

 

Um grupo de 39 profissionais de saúde cubanos, entre médicos e enfermeiros especializados em cuidados intensivos, vai reforçar, nos próximos dias, o atendimento a pacientes internados nos centros de tratamento da Covid-19.
Os especialistas, que chegaram ontem ao país, serão distribuídos pelos 15 centros de isolamento instalados no país.
O Secretário Permanente do Ministério da Saúde, Zacarias Zindoga, recebeu os técnicos cubanos, tendo no momento dito que o sector definiu uma equipa-tipo a ser alocada aos centros de tratamento de pacientes com Covid-19, trabalhando em regime de três turnos.
“Havendo necessidade de garantir a provisão de mão-de-obra qualificada e dada a insuficiência de médicos nacionais especializados nesta área de cuidados intensivos, o Ministério da Saúde propõe o recurso à contratação da mão-de-obra de nacionalidade cubana, no âmbito do acordo bilateral”, explicou.
Recordou que a cooperação entre os dois países prevê a prestação de cuidados de saúde, desenvolvimento e investigação de doenças, assessoria na implementação dos programas prioritários e promoção da educação sanitária.
Este novo grupo de profissionais de saúde cubanos se junta a outros 14 que se encontram em território nacional desde Janeiro último.
Já o embaixador cubano em Maputo, Pavel Hernandez, afirmou que a chegada dos profissionais acontece numa altura crítica para o mundo, em que mais de 2.6 milhões de pessoas morreram e outras 120 milhões foram infectadas pela doença.
Afirmou que a esperança no combate à doença reside nas vacinas que vêm sendo produzidas e testadas em todo o mundo, e Cuba tem dois imunizantes na terceira fase de ensaios clínicos e que poderá estar disponível para o país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos