Moçambique recebe apoio de oito países para a candidatura ao CS

 

MOÇAMBIQUE recebeu ontem, 24 de Março, a promessa de apoio de oito países à sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja eleição terá lugar no próximo ano.
Trata-se de Portugal, Turquia, Senegal, Níger, República Checa, Sérvia, Jamaica e Colômbia, cujos embaixadores apresentaram ontem, em separado, cartas credenciais ao Presidente da República, Filipe Nyusi.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo, revelou que a vontade de apoio foi manifestada pessoalmente ao Chefe do Estado.
Mais do que simples promessa de voto, os oito países avançaram algumas estratégias que o Governo deverá usar para mobilizar o maior número possível de apoios, segundo a chefe da diplomacia moçambicana.    
Segundo Verónica Dlhovo, houve ainda garantias de cada um dos oito fazer campanha a favor de Moçambique junto das suas organizações regionais.
Entretanto, a ocasião serviu também para o Presidente da República abordar outros assuntos com os novos embaixadores.
Com Huseyin Avni Aksoy, embaixador extraordinário e plenipotenciário da Turquia, por exemplo, o estadista moçambicano elogiou o facto de este país ter rapidamente se tornado um dos grandes investidores.
Na interacção com o embaixador português, António Manuel da Costa Moura, foram exaltados os laços históricos entre Moçambique e Portugal e referenciado o volume de investimento luso em Moçambique.
No momento da recepção das cartas credenciais da senegalesa Safiatou Ndiaye e da nigerina Mariama Seydou, o Presidente da República destacou a necessidade de expansão dos laços e a revitalização dos instrumentos de cooperação assinados há muitos anos.
Com Pavel Rezac, novo embaixador da República Checa, e Goran Vujicic, embaixadora da Sérvia, o PR lembrou que as relações com estes dois países europeus datam dos tempos de luta de libertação nacional, pelo que espera que sejam revigoradas, mesmo posicionamento que manifestou perante Angella Verónica Comfort, que assume as funções de alta-comissária da Jamaica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos