CNJ recebe Associação de Estudantes

 

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), representado pela Presidente Emília Chambal, reuniu com os líderes das associações de estudantes nacionais e da diáspora na manhã deste Sábado (13), nas instalações da MOZART, Cidade de Maputo.
O encontro, que contou com vinte e uma associações, foi dirigido pela Presidente do CNJ e visava auscultar as opiniões dos estudantes no âmbito do início das aulas presenciais para o ano lectivo de 2021.
Nas intervenções, os estudantes saudaram o regresso de aulas presenciais. Porém, destacaram alguns desafios como o acesso ao transporte que nas suas opiniões deveria ser visto como prioridade do governo para a minimização das dificuldades da comunidade estudantil nesta época.
Nos diversos, último ponto de agenda do encontro, as representações das associações de estudantes foram unânimes na colocação da inquietação sobre existência de um clima não harmonioso na União Nacional de Estudantes (UNE).
De referir que, neste ponto, as associações de estudantes apresentaram outras inquietações, dentre as quais, a necessidade de realização de uma Assembleia Geral para revitalizar os órgãos já fora do mandato. Ademais criticaram o distanciamento dá liderança da UNE das suas organizações e reiteraram que se sente uma grande falta de comunicação, articulação e colaboração na realização de actividades.
Na intervenção, Constantino André, Vice-presidente do CNJ e fundador da UNE, enalteceu/saudou as preocupações "legítimas" das associações de estudantes.
Em acréscimo, o Vice-presidente do CNJ convidou aos estudantes a olharem a UNE como organização de todos, a apoiarem, a se engajarem e a se apropriarem da vida da organização tanto na direcção actual, quanto na próxima.
Por fim, Emília Chambal, Presidente do CNJ, parabenizou a abertura dos estudantes e reafirmou o seu interesse no bem-estar das associações estudantis, e não só.
Para a Presidente do CNJ, os estudantes são a peça fundamental para a difusão e sensibilização sobre as medidas de prevenção da COVID-19.
Emilia Chambal sugere que a juventude deve criar ambiente saudável nas escolas, institutos ou universidades através de campanhas voluntárias sobre as medidas de prevenção. "E isso vai fazer uma grande diferença a curto, médio e longo prazo nas nossas populações estudantis e entre outras", considera a Presidente.
A líder do CNJ encerrou o encontro com o compromisso de apoiar e acompanhar na criação de comissões de trabalho até a realização da Assembleia da UNE que, por unanimidade com a Direção dirigida por Bernardino Zunguza, irá realizar-se nos finais de Abril só ano corrente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha