Filipe Nyusi reúne com dirigentes desportivos

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem, 03 de Março, que a retoma de algumas competições desportivas, como o Moçambola, não será tão já, contrariando o desejo dos actores do sector.
O Chefe do Estado fez este pronunciamento num encontro que manteve, no seu gabinete de trabalho, com os presidentes das principais federações desportivas nacionais. Na ocasião, o Presidente Nyusi fazia-se acompanhar do Secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, e o director do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani.
Coube a Ilesh Jani apresentar a situação actual da pandemia da Covid-19 e os resultados da segunda testagem massiva dos clubes que disputam o Moçambola, realizada a 26 de Fevereiro. Jani indicou que a mesma incidiu sobre todos os atletas que nos primeiros testes, realizados entre os dias 11 e 12 de Fevereiro, haviam registado resultados negativos.
Dos 477 elementos das 14 equipas testadas a 26 de Fevereiro, 23 tiveram resultado positivo, correspondendo a uma taxa de positividade de 4,8 por cento, longe dos 11,5 por cento verificados na primeira testagem. Destes, apenas o Ferroviário de Maputo, com uma taxa de positividade de 15 por cento, é que ultrapassou a barreira de 10 por cento.
Perante estes factos, Nyusi apelou aos desportistas para protegerem a estabilização da ocorrência de novos casos da Covid-19 no país para que a mesma não seja temporária.
“Não podemos tomar decisõesem função dos baixos números que Moçambique tem agora. É verdade que há uma tendência de estabilização, mas temos de ser cautelosos nas decisões a tomar. A doença propaga-se rapidamente, mas desaparece lentamente. Os treinos das equipas podem iniciar, mas o Moçambola pode esperar”, disse o Chefe do Estado.
Nyusi convidou a Secretaria de Estado a liderar um processo de auscultação das federações nacionais para apresentar soluções para o desporto nacional a curto, médio e longo prazos, perante a situação prevalecente da Covid-19.
A reformulação do modelo competitivo de algumas provas não está fora de questão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Município de Maputo procede à limpeza e desobstrução de coletores entre as Avenidas Frédéric Engels e Marginal

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”