Filipe Nyusi reúne com dirigentes desportivos

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem, 03 de Março, que a retoma de algumas competições desportivas, como o Moçambola, não será tão já, contrariando o desejo dos actores do sector.
O Chefe do Estado fez este pronunciamento num encontro que manteve, no seu gabinete de trabalho, com os presidentes das principais federações desportivas nacionais. Na ocasião, o Presidente Nyusi fazia-se acompanhar do Secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, e o director do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani.
Coube a Ilesh Jani apresentar a situação actual da pandemia da Covid-19 e os resultados da segunda testagem massiva dos clubes que disputam o Moçambola, realizada a 26 de Fevereiro. Jani indicou que a mesma incidiu sobre todos os atletas que nos primeiros testes, realizados entre os dias 11 e 12 de Fevereiro, haviam registado resultados negativos.
Dos 477 elementos das 14 equipas testadas a 26 de Fevereiro, 23 tiveram resultado positivo, correspondendo a uma taxa de positividade de 4,8 por cento, longe dos 11,5 por cento verificados na primeira testagem. Destes, apenas o Ferroviário de Maputo, com uma taxa de positividade de 15 por cento, é que ultrapassou a barreira de 10 por cento.
Perante estes factos, Nyusi apelou aos desportistas para protegerem a estabilização da ocorrência de novos casos da Covid-19 no país para que a mesma não seja temporária.
“Não podemos tomar decisõesem função dos baixos números que Moçambique tem agora. É verdade que há uma tendência de estabilização, mas temos de ser cautelosos nas decisões a tomar. A doença propaga-se rapidamente, mas desaparece lentamente. Os treinos das equipas podem iniciar, mas o Moçambola pode esperar”, disse o Chefe do Estado.
Nyusi convidou a Secretaria de Estado a liderar um processo de auscultação das federações nacionais para apresentar soluções para o desporto nacional a curto, médio e longo prazos, perante a situação prevalecente da Covid-19.
A reformulação do modelo competitivo de algumas provas não está fora de questão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha