MISAU introduz novo tratamento para controlar TB



O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) acaba de introduzir um novo regime de tratamento da tuberculose latente para prevenir a progressão da doença activa, aumentar a adesão dos pacientes e reduzir a sua transmissibilidade.
O tratamento preventivo da tuberculose abrangerá pessoas em alto risco de desenvolver a doença, com foco nos indivíduos vivendo com HIV ou padecendo de doenças pulmonares ou outras co-morbilidades de alto risco, e ainda crianças que têm contacto com caso activo na família.
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que ontem, 24 de Março, dirigiu o lançamento da Directriz Nacional para Tratamento da Tuberculose Latente, disse que o plano vai diminuir o número de pessoas infectadas pela doença.
Na sua intervenção, o dirigente assegurou que o Governo vai continuar a adoptar medidas e acções com vista a consolidar os ganhos alcançados na prevenção e combate à doença, de modo a erradicar a epidemia até 2030.
“O Governo tem vindo a adoptar estratégias de luta contra a tuberculose, cuja implementação está a concorrer para o registo de progressos significativos nos esforços de controlar esta doença”, afirmou.
Destacou, a título ilustrativo, a melhoria no tratamento dos pacientes, bem como a disponibilização do tratamento anti-retroviral (TARV) para pacientes infectados por esta doença associada ao HIV/SIDA.
O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, explicou que os regimes terapêuticos para o tratamento preventivo da tuberculose lactente incluem novos medicamentos aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para Tiago, a adopção do tratamento preventivo teve em conta a facilidade de toma, menor quantidade de medicamentos a ingerir e tempo de administração mais curto, permitindo a completude da medicação.
“A redução da duração do tratamento preventivo pode melhorar a adesão dos pacientes, e a combinação de dois medicamentos vai garantir maior eficácia, ao contribuir para a diminuição de resistência aos medicamentos”, acrescentou.
Neste momento, estima-se que 110 mil pessoas tenham contraído a tuberculose.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos