Mercado anexo de Xipamanine beneficia de requalificação

 

Decorrem as obras de requalificação do Mercado anexo de Xipamanine, no distrito Nhlamakulu, na cidade de Maputo, visando acomodar mais de três mil vendedores informais retirados dos locais impróprios.  
A remodelação do anexo, situado no espaço do antigo edifício de Salubridade do Conselho Municipal de Maputo (CMM), contempla a construção de bancas, barracas, alpendres, sanitários, entres outros.  
Segundo Efraim Manhique, chefe da equipa do projecto, a reestruturação do local visa garantir que os informais disponham de um espaço definitivo e em melhores condições para o desenvolvimento de suas actividades. 
A fonte não se referiu aos montantes envolvidos na empreitada, mas afirmou que a requalificação representa um dos primeiros passos da construção de um mercado para acomodar informais retirados, ano passado, dos passeios e bermas de estradas.   
Indicou que os vendedores informais que continuam a vender nos passeios são instados a abandonar os locais e ocupar as bancas fazias no mercado anexo de Xipamanine.
Enquanto decorrem as obras, alguns vendedores já começaram a ocupar as bancas, apesar de reclamarem da concorrência desleal por parte dos informais que permanecem nos passeios. 
È o caso da Gina Malate, vendedora há 14 anos, que se encontra desde quarta-feira, a vender os seus produtos no mercado anexo de Xipamanine. “Nos passeios não conseguia vender tranquilamente, devido a presença da Polícia Municipal”, sublinhou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM em KaMpfumu trabalha junto das bases no Mercado Estrela vermelha