Desafio é melhorar a prestação dos serviços públicos

 

Os funcionários públicos e agentes do Estado foram desafiados a melhorar a prestação de serviços ao cidadão, contribuindo, para o combate à corrupção, mau atendimento, nepotismo, absentismo de modo a renovar a confiança dos utentes.

O desafio foi lançado ontem, 23 de Junho, pelo Secretário do Estado da cidade de Maputo, Vicente Joaquim, nas celebrações do Dia Internacional da Função Pública, que este ano se assinala sob o lema “Construindo a África que Almejamos através da adopção de uma Cultura Ética que Apoie uma Liderança orientada por objectivos”.

Vicente Joaquim explicou que o lema escolhido demonstra que os funcionários e agentes do Estado devem continuar a empenhar-se nos objectivos do serviço público, imprimir dinâmicas e mudanças necessárias e adequadas à servidão centrada no cidadão e isenta de todo e qualquer acto nocivo e lesivo à nação.

“É com adopção de uma cultura ética que apoie uma liderança orientada por objectivos que o funcionário público se isenta de práticas lesivas ao Estado, nomeadamente, corrupção, desleixo, inércia, preguiça, burocracia, nepotismo, o vem amanhã, molha o dedo, entre outros males”, sublinhou.

Vicente Joaquim avançou que o serviço de representação do Estado na cidade de Maputo tem levado a cabo várias acções, como o estudo frequente dos instrumentos jurídico-normativos e diretrizes de conduta ética na função pública, visando dotar os funcionários de ferramentas que os levem a combater os males que lesam o cidadão e a nação.

O Secretário do Estado encorajou os funcionários e agentes do Estado a manter um bom funcionamento da máquina administrativa pública com zelo, transparência, excelência, profissionalismo e humanismo.

“É neste quadro que nós repudiamos e condenamos todo comportamento que desvirtua objectivo central da administração pública que é de prestar serviços de qualidade ao cidadão com base em pessoas honestas, competentes e trabalhadoras”, disse.

Na sua mensagem, os funcionários públicos afirmaram estar cientes do esforço que o Governo está a empreender para melhorar as suas condições de trabalho. Por isso, tudo farão para continuar a melhorar o desempenho no atendimento aos utentes.

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