Governo lança 2ª edição da Conferência “Crescendo Azul”

O Governo lançou terça-feira, 08 de Junho, em Maputo, a 2ª edição da Conferência Internacional Crescendo Azul, um evento a ter lugar nos dias 18 e 19 de Novembro próximo, no município de Vilankulo, província de Inhambane.

O evento irá decorrer sob o lema “Investir na Saúde do Oceano, é Investir no Futuro do Planeta”.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, dirigiu a cerimónia de lançamento, que contou com a presença de cerca de 400 participantes, parte dos quais em formato virtual, devido a Covid-19.

Macamo apelou à proactividade na divulgação da conferência, dentro e fora do país, considerando que a forte conectividade que caracteriza actualmente os sectores vai catapultar o sucesso do evento.

“Não podemos levar mais tempo. É preciso que Moçambique e o mundo sintam e vivam este grande fórum internacional”, afirmou.

Segundo a ministra, o sucesso da conferência depende fundamentalmente da forma como o país irá organizar a sua preparação durante os próximos cinco meses.

O Crescendo Azul faz parte do mundo global, tal como o são o mar, os oceanos, por isso, as suas discussões, segundo a ministra, extravasam as fronteiras moçambicanas, tocam e residem em todos os países costeiros e não costeiros.

“Lançamos o repto à sociedade civil, academia, instituições do sector público e privado, instituições financeiras, de tecnologia, hotelaria, entre outros, a viajarem connosco no ventre deste Índico, rumo a uma plataforma que já faz parte do roteiro global dos assuntos do mar e dos oceanos”, disse.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM